Boas e más notícias do lado dos futuros SUV da Seat: a marca espanhola estará a planear o lançamento, lá para 2020, de um SUV em formato "coupé" e, provavelmente, já sob a sigla Cupra que se deverá tornar uma submarca para modelos desportivos; mas, por outro lado, a conclusão do processo de escolha do nome para o novo SUV de sete lugares foi adiada, quando a designação escolhida deveria ter sido anunciada há dois dias…
A campanha #SeatBuscaNombre deu voz aos fãs da marca para que votassem no seu nome preferido para o novo modelo que será lançado em 2018, um SUV de sete lugares. E tinha-se entrado na fase final da votação, entre os nomes Alborán, Aranda, Ávila ou Tarraco, que deveria ter sido dada como encerrada a 15 de Outubro. No entanto, não houve notícias quanto ao nome vencedor, por o processo estar, aparentemente, suspenso devido a todos os acontecimentos das últimas semanas na Catalunha.
Mais estranho é que, apesar de a Seat não publicar nada na sua conta do Twitter desde 2 de Outubro, alguns meios de comunicação e agências de notícia espanhóis terem recebido um comunicado da Seat, através de mensagem privada do Twitter, em que se lia:
"Lamentamos o atraso no anúncio do nome vencedor para o nosso novo SUV. A situação política actual levou-nos a adiar o anúncio, bem como outras acções de ‘markenting’ e de comunicação. Esperamos poder comunicá-lo o mais breve possível".
Claro que, nestas situações, os rumores começam logo a surgir e o primeiro e mais pacífico diz que o nome Ávila terá ganho pelo grande apoio recebido por parte das gentes da região e de algumas celebridades. Mas há outra versão mais delicada que aponta para uma vitória do nome Tarraco que colocaria, neste momento, a Seat perante um problema delicado: não pelo facto de cortar com a (recente) tradição de os seus SUV começarem por um "A" (Ateca e Arona) mas, acima de tudo, por Tarraco ser o nome original de Tarragona, uma das principais cidades catalãs! No estado em que as coisas estão não seria o resultado mais desejado…
Quanto ao SUV "coupé" de que se fala, poderia ser o expoente máximo da estratégia de transformar a sigla Cupra numa marca autónoma, encarregue de veículos de altas prestações, sempre com uma componente eléctrica, ou seja, híbridos. Este SUV iria buscar a sua inspiração ao Porsche Macan, embora com um estilo muito próprio, ainda inspirado no "concept" 20V20 (imagem ao lado) que tem dado pistas para os vários SUV da marca, e com uma mecânica híbrida "plug-in".
Matthias Rabe, responsável da Seat para a Pesquisa e Desenvolvimento, confirmou que a marca está a trabalhar e a estudar a viabilidade de um tal modelo. Que, a avançar – e o presidente da marca, Luca di Meo, já mostrou grande entusiasmo no projecto –, deverá ver a luz do dia em 2020.