Estas são as primeiras imagens do Arona, o SUV compacto que a Seat promete lançar ainda este ano, construído sobre a mesma plataforma do Ibiza. E que pretenderá aproveitar o sucesso que a marca espanhola vem conhecendo na sua primeira aventura neste segmento em franco crescimento, com o
Ateca.
É verdade que, sob tão forte camuflagem, é difícil apercebermo-nos dos detalhes da carroçaria do Seat Arona, cujo nome foi confirmado pela própria marca, ligando este novo modelo a uma povoação de Tenerife, nas ilhas Canárias. Apenas alguns detalhes das ópticas dianteiras e traseiras, notando-se nestas um grafismo em LED semelhante ao que aparece no Ateca.
Apanhado, já no início deste ano, em testes sob condições extremas de temperaturas negativas, o Arona partilhará muitos componentes com o novo Ibiza, não só a plataforma mas também motores e caixas de velocidades.
E quase se poderá dizer também o "timing" de nascimento, já que apenas alguns meses os separarão: o novo Ibiza deverá ser conhecido dentro de poucas semanas, fazendo a sua primeira aparição pública nos primeiros dias de Março, no salão de Genebra; já o Arona deverá conhecer as luzes da ribalta no salão de Frankfurt, em Setembro. É natural que as versões de topo possam receber o sistema de tracção integral 4Drive que também equipa o Ateca.
Diz-se que o estilo do Arona será menos anguloso que o do SUV maior, o Ateca, mas este protótipo aqui apanhado em testes ainda não nos permite chegar a grandes conclusões. É muito provável que o "design" do Arona até acabe por seguir as novas formas que serão reveladas para o Ibiza.
Ao confirmar o nome Arona, no último salão de Paris, Luca de Meo, presidente da Seat, explicou a importância deste modelo:
"O Leon, Ibiza e o novo Arona, juntamente com o Ateca, vão reforçar a Seat em termos comerciais, financeiros e de imagem de marca".
Este pequeno SUV compacto, futuro concorrente de sucessos como o Nissan Juke ou o Renault Captur, será, pois, um dos pilares da profunda renovação da marca espanhola que, em pouco mais de um ano, terá incluído
o "restyling" do Leon,
o lançamento do Ateca, da
nova geração do Ibiza e, por fim, do novíssimo Arona!