A Toyota pretende "roubar" o "show" no salão de Tóquio com a apresentação da nova geração do Supra, um desportivo de culto, agora feito "a meias" com a BMW que mostrará o seu Z5 (assim se julga que se chamará) umas semanas antes, no salão de Frankfurt, em Setembro.
O Supra será mostrado ainda como "concept" mas já muito próximo da versão final de produção. E, segundo se diz, com um "design" muito próximo do do protótipo FT-1 (ver galeria), apresentado no salão de Detroit de 2014 – depois de uma estreia virtual no jogo "GranTurismo 6"… –, concebido pelo estúdio de "design" da marca nipónica na Califórnia, o Calty Design Research.
Desenvolvido em parceria com a BMW, o Supra utilizará a mesma plataforma de tracção traseira do futuro Z5, mas as motorizações serão diferentes. Enquanto o carro alemão usará os motores da marca de quatro e seis cilindros, o Supra contará com um quatro cilindros 2.0 turbo de 255 cv e, no topo, um V6 3.0 turbo de 340 cv, com uma caixa automática de dupla embraiagem e oito velocidades.
Além do Supra, a Toyota apresentará ainda mais dois "concepts" em Tóquio, numa edição do salão nipónico que poderá voltar aos bons velhos tempos em que havia completa "loucura sobre rodas" à solta! Terá um pequeno "coupé", o S-FR II, a antecipar o mais pequeno dos desportivos da Toyota, com tracção traseira e um motor 1.2 turbo de 116 cv para uma condução divertida a baixo custo. O projecto está a cargo do mesmo engenheiro que concebeu o Toyota GT 86, o que deixa as melhores perspectivas…
Por fim, terá também a antecipação do que será um Corolla GTI, já baseada na 12.ª geração do modelo mais vendido no Mundo e que deverá ser lançada no final do ano, no Japão. Terá um motor 2.0 turbo de 250 cv e uma suspensão desportiva para tentar fazer frente ao VW Golf GTI… Este ano, o salão de Tóquio, pelo que já se está a anunciar, a nove meses de distância, vai voltar ao brilho que teve nos anos 90!