A Volvo confirmou que a sua futura gama de veículos eléctricos vai receber um "tratamento" especial por parte da Polestar, a divisão desportiva da fabricante sueca.
De acordo com Lex Kerssemakers, presidente da "Volvo cars North America", os conhecimentos e a experiência de competição da Polestar vão dar origem a veículos eléctricos bastante excitantes.
"Ainda estamos numa fase em que procuramos perceber de que forma podemos usar a Polestar como uma ferramenta de marketing e a que tipo de ciclo vamos dar origem", atirou.
"A ‘electrificação’ vai ter um papel determinante no futuro quando falarmos de veículos Polestar", afirmou Kerssemakers.
Recorde-se que apesar de trabalharem juntos desde 1996, só em Julho do ano passado a Volvo avançou para a compra da Polestar, passando a contar com uma divisão desportiva, da mesma forma que a AMG está para a Mercedes e a "M" para a BMW. E foi precisamente Lex Kerssemakers quem "trouxe" estes dois rivais germânicos para a conversa, admitindo que a Polestar pode ser vista como uma divisão em tudo semelhante a eles, admitindo que o principal foco de atenção estará na criação de veículos que possam
"ser usados no dia-a-dia".
Actualmente o "catálogo" Polestar vai desde um "Performance Pack" para o Volvo S90 e V90 até às versões "radicais" do Volvo S60 e V90 (que ilustram este artigo), sem esquecer o
XC90 T8 (galeria abaixo), que poderá estar na base do que que se segue para este futuro "electrificado" dos Volvo Polestar.
XC90 T8 levou "tratamento especial" da Polestar
Equipado com um sistema de motorização T8 Twin Engine, que combina um bloco a gasolina com um motor eléctrico, debita 421 cv e é o carro de produção mais potente que a Volvo já produziu. O motor de combustão de quatro cilindros "liberta" 334 cv e o motor eléctrico 87, sendo que o binário máximo está fixado nos 680 Nm. Isto não só permite que este XC 90 T8 passe dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos como tenha um consumo homologado de apenas 2,1 litros aos 100 km, uma marca de referência na sua classe.
Resta saber se esta será a receita para os futuros modelos Volvo Polestar híbridos e eléctricos ou se a marca sueca vai decidir "apimentar" ainda mais esta fórmula.