O
Volvo XC40 está de visita a Portugal antes de chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2018, com preços a partir de 36.639 euros. Foi apresentado no quadro da Volvo Ocean Race, que regressou a Lisboa. E, se os grandes veleiros são os protagonistas da festa, o novo SUV da marca sueca despertou uma grande curiosidade. "Aquela Máquina" foi ver como é para lhe contar como foi...
Em termos de imagem a Volvo assumiu uma linguagem simples e apelativa, que declinou nos vários patamares da gama, tendo afirmado a originalidade sem adoptar a redução de escalas, como fazem os construtores Premium alemães.
É verdade que o XC40 tem muito a ver com o XC90 e é indiscutível dizer que lembra o XC60, mas tem a sua própria identidade e isso faz toda a diferença.
No campo da volumetria estamos face a um modelo com 4,43 metros de comprimento, algo que tem a ver com uma lista de modelos onde surge o
Audi Q3, o
BMW X1, o
Mercedes GLA, o
Range Rover Evoque e por aí fora.
A elegância da carroçaria tem uma correspondência natural no habitáculo onde é mais evidente a herança dos restantes SUV do catálogo. O bom gosto e o conforto merecem aplausos, a exemplo do espaço disponível, mesmo para dois adultos no banco traseiro onde o lugar central é reduzido, a exemplo do que acontece neste segmento.
O tablier tem tudo a ver com os restantes modelos da marca: desde o ecrã vertical estilo "tablet", que gere a maioria dos comandos associados, até à condução (a Volvo baniu os botões) e info-entretenimento.
Há muito espaço para arrumação no habitáculo e a bagageira é ampla com os seus 460 litros. É modular, o que ajuda a racionalização a arrumação e pode chegar aos 1.336 litros com os bancos traseiros rebatidos.
No campo teórico podemos admitir que o sistema McPherson à frente e multi-braços na traseira tem todas as condições para garantir o conforto, sem chegar às opções desportivas com molas, amortecedores e barras estabilizadoras diferentes ou a mais sofisticada solução com o amortecimento regulado electronicamente, mas isso só poderá ser avaliado quando tivermos oportunidade de nos sentarmos ao volante.
Volvo XC40 em Portugal com a Ocean Race – preços desde 36.639 €
Na fase de lançamento vão estar disponíveis as propostas D3 e D4, com o motor diesel de 150 ou 190 cv e os T3 e T5 a gasolina com 152 ou 247 cv com caixas de velocidades manuais de seis velocidades ou automática de oito velocidades. Todas as opções têm tracção total permanente, à excepção do D3 de tracção dianteira, o que faz dele a opção mais interessante para o mercado nacional porque poderá vir a ser homologado como Classe 1 nas portagens.
PREÇOS
XC 40 - Gasolina
T3 – 152 cv – Manual 6v – desde 36.639€
T5 – 247 cv – Geartronic 8v – desde 51.484€
XC 40 – Diesel
D3 – 150 cv – Manual 6v 4x2 – desde 39.956€
D3 – 150 cv – Geartronic 8v 4x2 – desde 42.519€
D4 – 190 cv – Geartronic 8v – desde 52.121€