O projecto "Drive Me" da Volvo aponta para a experiência da condução autónoma em condições reais. A marca sueca percebe que entre a teoria do funcionamento dos sistemas "auto-pilot" e a realidade do mundo real há grande diferenças, e por isso construiu um protótipo onde foram maximizados os sistemas de recolha de dados e vai entregá-los a famílias residentes na cidade de Gotemburgo para o testarem em condições reais e, ao mesmo tempo, recolher informação para fazer evoluir o projecto.
A Volvo acredita que a condução autónoma poderá ajudar a reduzir os acidentes rodoviários e garantir mais tempo útil aos condutores retidos no meio do trânsito, mas não quer antecipar propostas antes de poder certificar as condições de segurança, para evitar situações dramáticas como a que ficou associada ao
acidente fatal do condutor de um Tesla, nos EUA.
Neste sentido, a marca sueca propõe um sistema de condução semi-autónomo, chamado "Pilot Assist", nos modelos da série 90. Esta proposta é capaz de corrigir autonomamente a trajectória para manter o carro no meio da faixa de rodagem a velocidades até aos 130 km/h, sem necessidade de seguir um veículo que vá à frente, como acontece com outros sistemas.
No protótipo do projecto "Drive Me", que terá brevemente outras unidades a circular, há uma maior liberdade para a condução autónoma, gerida por aquilo a que a Volvo chama "Autonomous Driving Brain" (cérebro da condução autónoma), que gere todas as funcionalidades que estão a ser testadas.
Este projecto contrasta com tudo o que tem sido feito por outras marcas. Em vez de deixar a pesquisa e investigação entregue aos técnicos, que validam tecnologias sem testes em condições reais, avançando com propostas tão prematuras e perigosas como a da Tesla, a proposta da Volvo vai ao encontro das necessidades de utentes reais, validadas em situações normais, que virão a ser estendidas a Londres e algumas cidades chinesas. É um processo moroso e por isso os suecos apontam 2021 como um objectivo real para apresentarem um proposta segura de condução autónoma.
Volvo XC90 autónomo sai à rua em Gotemburgo