Ainda há dias lhe mostrámos a famosa
Gigafactory com que a Tesla quer dominar o mercado das baterias para os automóveis eléctricos e de que irá inaugurar o primeiro "corpo" no final de Julho. Mas este é só o começo da… guerra que se irá travar pelo controlo da mobilidade eléctrica! Porque já há uma segunda movimentação: o Grupo VW diz-se disposto a investir 10 mil milhões de euros numa fábrica semelhante à Gigafactory da Tesla!
"Há vários cenários a serem discutidos para a nossa estratégia futura e uma coisa desse género é claramente uma hipótese provável", declarou Frank Witter, director financeiro do Grupo. Para a expansão da gama de veículos eléctricos, algo que é considerado fundamental para a sobrevivência de um grande grupo como a VW, o controlo da produção de baterias é crucial porque esse é um dos factores mais importantes no preço final dos automóveis.
E o Grupo VW tem um ambicioso plano que prevê introduzir, até 2020, pelo menos vinte modelos eléctricos ou híbridos "plug-in", para os quais necessitará de baterias de iões de lítio. Dois desses modelos serão concorrentes directos dos Teslas, a já anunciada berlina eléctrica da Porsche antecipada pelo "concept" Porsche Mission E e um Audi também anunciado pelo protótipo e-tron quattro.
Já no presente a VW vende versões eléctricas do up! e do Golf, além de versões híbridas "plug-in" dos Golf e Passat, dos Audi A3 e Q7 e dos Porsche Panamera e Cayenne. A Porsche já anunciou a "hibridização" de toda a sua gama, até da futura geração do 911! Ou seja, as 12 marcas que compõem o Grupo VW irão exigir cada vez mais baterias de iões de lítio para os seus modelos, pelo que fará sentido aquele investimento, de forma a garantir a auto-suficiência e controlo de custos.
Salzgitter, 55 km a sul de Wolfsburg, sede da VW, já foi apontada como a localização provável da futura fábrica de baterias. O investimento de dez mil milhões de euros é gigantesco – recorde-se que, na Gigafactory, a Tesla dividiu os custos numa parceria com a Panasonic –, mas o Grupo VW estima que terá de vender cerca de um milhão de veículos eléctricos anualmente em todo o Mundo, em 2025, se quiser cumprir as normas ambientais… O problema será sempre a mudança de mentalidades!