É a discussão do momento nos fóruns mais virados para os grandes superdesportivos: terá o fantástico Porsche 911 GT2 RS conseguido já fazer uma volta ao grande circuito de Nürburgring, o Nordschleife, em menos de sete minutos, colocando mesmo em "xeque" o recorde absoluto do Lamborghini Huracan Performante, de 6.52 m?! Quem assistiu ao teste efectuado garante o tempo nos "sub-7", diz que o recorde não foi batido mas que… o piloto não deu tudo o que podia!
E há até provas fotográficas da tentativa, publicadas por Dale Lomas, no "blog" Bridge To Gantry. A Porsche tomou conta da pista no início das manhãs de terça e quarta-feira desta semana, montando inclusive uma pequena estufa para aquecer os pneus Michelin Pilot Super Cup 2 – os recordes para serem homologados têm de ser obtidos com os pneus com que o carro será comercializado, um dos pontos que criou alguma polémica no máximo estabelecido pela Lamborghini… – antes de ir para a pista!
Na quarta-feira, as condições foram perfeitas, fim de tarde fresco, piso totalmente seco, sem vento. As provas que há são duas fotos tiradas por Lomas, uma quando o 911 passou pelas células de cronometragem (na verdade uns 10 metros depois), outra quando o GT2 RS reapareceu nas células (uns cinco metros antes). Comparando as horas das duas imagens, vê-se que tinham passado 6.56 m o que, descontando as "décalages" das fotos, apontará para uma marca abaixo dos 6.58. Recorde-se que o Porsche 918 Spyder é o Porsche mais rápido de sempre, com 6.57 m
O interessante é que, segundo relatou Dale Lomas, foi perceptível que o piloto levantou o pé do acelerador demasiado cedo, em especial nos últimos metros em que deixou o carro rolar demorando até muito tempo até aparecer na câmara do fotógrafo... O que significa que ainda haverá alguns segundos para tirar ao tempo conseguido e, aí sim, o recorde do Lamborghini de 6.52 m poderá ser posto em causa!
A luta pelo título de "Rei do Ring" é daquelas que entusiasma sempre os amantes dos superdesportivos e poderá ter um novo capítulo muito em breve. Até aqui, o Porsche 911 mais rápido no Nordschleife era o GT3, com 7.12,7, marca que está prestes a passar à história… e por uma larga margem!