Era das novidades mais aguardadas para esta segunda metade do ano e, embora só esteja à venda em Portugal no início de 2018, já poderá ser admirado ao vivo em Outubro, na doca de Algés, durante a habitual paragem da Volvo Ocean Race em Lisboa: o Volvo XC40 foi hoje revelado mas, mais que um novo SUV, mais que a estreia da marca sueca num novo segmento e de uma plataforma que possibilitará grandes novidades, o maior destaque tem de ir para uma nova e revolucionária forma… de ter automóvel!
Portanto, em relação ao XC40 (de que quase não foram adiantados grandes dados concretos) já lá vamos… Centremo-nos primeiro no chamado "Care by Volvo", um serviço com que a marca sueca pretende que ter um automóvel seja a mesma coisa que ter um telemóvel… Em vez de se comprar o XC40, segundo resumiu Hakan Samuelsson, presidente da Volvo Cars, "pode pagar-se uma renda mensal que terá o mesmo preço em todos os países da Europa e, ao fim de 24 meses, pode trocar-se por um carro novo".
A chave electrónica atrás referida é, na explicação da volvo, uma chave digital que permitirá aos proprietários do XC40 partilhar o carro com os seus amigos. Uma espécie de "car sharing" entre um grupo restrito de familiares e amigos. Esta é uma das inovações do mais pequeno dos três SUV com que a marca sueca passa a contar, com o XC40 a estrear a plataforma Compact Modular Architecture (CMA) que servirá para os futuros modelos da gama 40 que incluirá modelos 100% eléctricos.
Confirmando-se as semelhanças com o protótipo Concept 40.1 mostrado há cerca de um ano, a Volvo não divulgou as dimensões do XC40, mas é visivelmente um SUV compacto o para concorrer com o Audi Q2 e o futuro BMW X2. "O XC40 representa a nossa entrada no segmento dos pequenos SUV, alargando a oferta Volvo e conduzindo-nos numa nova direcção", declarou o presidente da marca Hakan Samuelsson. "Representa também a entrada de um novo elemento criativo e inovador na nossa linha de produtos".
Foi isso que procurou explicar Robin Page, vice-presidente da marca para o "design": "Para fazer este carro olhamos para uma série de outros mundos, arquitectura, moda, até filmes antigos, porque queríamos criar algo diferente, um XC40 que tivesse a sua própria linguagem de ‘design’. Com grafismos fortes que lhe desse uma identidade SUV, mas sem perder aquela simplicidade escandinava". E o XC40 consegue isso tudo, com superfícies planas mas com algumas linhas tensas e linhas de cintura elevada a conferir-lhe o ar sólido que se espera de um SUV… mesmo que em ponto pequeno.
Também no interior houve um trabalho muito cuidado. "Este carro foi feito com os seus clientes para percebermos onde poderíamos ganhar espaços extra de arrumação, nomeadamente nas bolsas das portas", explicou Page. Até as colunas da aparelhagem sonora foram recolocadas para que, agora, as bolsas das portas dianteiras possam receber um computador portátil, duas garrafas de água ou uma caixa de lenços. Na consola há espaço para um elemento criado pela Volvo e que servirá de caixote do lixo para se colocar tudo o que se vai acumulando no interior, enquanto, mesmo à frente, há uma área para carregar os telemóveis (que o permitam) por indução.
Como referimos logo no início, o Volvo XC40 estará à venda em Portugal no início de 2018, com preços que rondarão os 36.000 € para as versões a gasolina, ficando abaixo dos 40.000 € para as variantes Diesel.