A Citroën revelou esta segunda-feira o CXperience, o concept que a marca francesa vai "levar" ao salão automóvel de Paris.
Mas é precisamente no "tamanho" que este CXperience começa por impressionar. Com 4,85 metros de comprimento, 2 m de largura e 1,37 de altura, o novo "concept" da Citroën apresenta uma distância entre eixos de 3 metros e "oferece" um interior "de luxo" aos seus quatro ocupantes.
Com um habitáculo inspirado pela "arquitectura, decoração e mobiliário", o interior é uma fusão entre design, materiais "premium" e tecnologia de ponta, sendo que o facto das portas traseiras serem de abertura inversa e de não existir pilar b contribui para uma maior ilusão de espaço.
No exterior, a grande novidade é a substituição dos espelhos retrovisores por câmaras, que oferecem uma visão de 360 graus e que permitem ao condutor ver tudo o que se passa em redor do automóvel nos dois ecrã posicionados nos painéis das portas dianteiras.
A potência vem de um propulsor híbrido que pode produzir até 300 cv, com a marca francesa a afirmar que a autonomia em modo "100% eléctrico" é suficiente para percorrer 60 quilómetros, sendo que a bateria pode ser recarregada a partir de uma tomada convencional em apenas quatro horas e meia.
A caixa de velocidades é automática e de oito velocidades e surge montada em posição transversal entre o motor de combustão e o propulsor eléctrico. Quanto à suspensão, a Citroën recorreu à "Advanced Comfort Programme", que promete uma condução dinâmica sem comprometer os níveis de conforto dos passageiros.
O CXperience, que tem estreia oficial marcada para o salão de Paris, também aponta para aquilo que poderá ser a base do próximo Citroën C6, que viu a sua produção parada em 2012.