Para celebrar os 40 anos da Renault Sport – departamento desportivo da marca francesa – a Renault revelou esta sexta-feira o Clio R.S 16, um concept car agressivo na imagem e também na potência.
A apresentação ficou a cargo do piloto de F1 da Renault Kevin Magnussen, que realizou as primeiras voltas com este concept car da marca gaulesa no mítico traçado de Monte Carlo, onde este fim-de-semana se corre o Grande Prémio do Mónaco de F1.
Construído em menos de cinco meses, o Clio R.S. 16 tem ADN de competição, a começar no nome. É que este modelo partilha a denominação e as cores com o monolugar da marca gaulesa, o R.S. 16, festejando assim o regresso da Renault à Fórmula 1.
Alimentado por um motor 2.0 turbo de 275 cv e 360 Nm de binário, a marca teve de recorrer aos seus departamentos de competição para que este protótipo suportasse esta potência, tais como jantes de 19 polegadas e uma carroçaria alargada em 60 mm.
Além de um "transfer" de conhecimentos para os próximos modelos produzidos pela marca, a Renault quis provar, mais uma vez, que dá cartas no mundo dos desportivos, como já tinha feito com o Clio V6, o Renault 5 Turbo e o Mégane R.S. 275 Trophy-R e como faz actualmente no mundo da F1, já que conta com um dos motores mais rápidos do pelotão.
A próxima aparição pública do Clio R.S. 16 está marcada para o Festival de Goodwood, que tem início no próximo dia 23 de Junho.