Este é o Oasis Concept, um estudo que mostra a forma como a empresa suíça Rinspeed vê o futuro da mobilidade urbana.
Criado para ser compacto e funcional, este Oasis será apresentado ao público no próximo mês de Janeiro, na CES, que apesar de ser um feira electrónica está a atrair cada vez mais o interesse dos fabricantes de automóveis.
Rinspeed Oasis é um jardim sobre rodas
Com uma "cabine" capaz de acomodar dois passageiros, uma televisão e um volante multifunções (pode transformar-se em mesa de trabalho ou em teclado), um dos grandes destaques é o pára-brisas com tecnologia de realidade aumentada, que vai projectando informações à frente do condutor.
Mas a grande particularidade deste Oasis é o facto de ser uma espécie de "estufa sobre rodas", pelo menos na zona do "tablier", onde a Rinspeed criou um espaço verde para que possa cultivar pequenas plantas ou até uma árvore bonsai.
Este detalhe complementa o look distinto deste Oasis, que pretende ser uma ferramenta altamente funcional, capaz de se transformar num centro de lazer ou num espaço de trabalho (vem com o Microsoft Office e o Skype instalados), ajustando-se constantemente à medida das suas necessidades.
E como não podia deixar de ser numa proposta tão "futurista" como esta, as opções de conectividade foram elevadas a um novo nível. Os utilizadores podem escolher a quem querem dar boleia ou a quem querem "ceder" o veículo com base nos gostos ou na profissão dos "interessados". Tudo graças a uma aplicação que pode controlar através do seu smartphone ou no "display" do veículo.
Se estiver com vontade de conduzir, o Oasis vai entregar-lhe essa missão por completo. Porém, se precisar de trabalhar ou quiser apenas descontraír, o Oasis pode fazê-lo por si. E assim que a "máquina" assumir o controlo, não precisa de se preocupar com mais nada.
Nessa altura, para o manter ocupado e distraído, saiba que existe um acesso constante às redes sociais e, para alegria dos amantes de música, está disponível um sistema de som surround com 24 altifalantes da Harman Kardon, o suficiente para tornar este Oasis numa sala de concertos.
No que a motorizações diz respeito, este Oasis conta com dois motores ZF de 40 kW alimentados por uma bateria Beltway de 12 kWh. E se este Oasis têm inúmeros trunfos, as performances não são certamente um deles. A autonomia está limitada a cerca de 100 quilómetros, a velocidade máxima está fixada nos 130 km/h e demora 9,7 segundos para passar dos 0 aos 100 Km/h.