A interacção entre os produtores de vídeo-jogos e os construtores de automóveis, mais concretamente de superdesportivos, começa a ser tão cúmplice que se chegou a este ponto: o tão falado Porsche 911 GT2 RS, o mais extremo e radical de todos os 911 já concebidos até hoje, foi desvendado na apresentação do novo jogo "Forza Motorsport", para a consola Xbox (também estará disponível no Windows 10), e não por nenhum responsável da marca alemã mas por Dan Greenawalt, um dos criadores da saga Forza Motorsport!
Foi ele quem nos mostrou, "em carne e osso", como será o 911 GT2 RS que a Porsche só deverá desvendar oficialmente mais para o Verão. Confirmando os enormes apêndices aerodinâmicos e as avantajadas entradas de ar dianteiras que tinham sido vistas nos
protótipos de testes que rodavam no Nürburgring. Mas não desvendando quaisquer valores de potência ou "performances", o que deverá aparecer assim que alguém "deitar mão" ao jogo que costuma disponibilizar fichas técnicas dos carros "jogáveis"…
A Porsche e a Forza Motorsport estabeleceram uma parceria de seis anos, com este jogo a incluir inclusive os 919 Hybrid que correm nas 24 Horas de Le Mans. Mas a grande novidade da "geração 7" é, sem dúvida, o impressionante GT2 RS que marcou a apresentação da nova geração do popular vídeo-jogo que estará disponível mais para o final do ano, nas consolas Xbox One, Xbox One S, PC (Windows 10) e na novíssima Xbox One X superpotente, com capacidade para processar o jogo em 4K!
O poderio ideal para "guiar" o 911 GT2 RS que, do pouco que se sabe, será o 911 mais radical de sempre feito para estrada! O motor será o mesmo do Turbo S – 6 cilindros opostos, 3,8 litros, turbo – mas a potência poderá superar os 640 cv, para uma aceleração até aos 100 km/h em menos de 2,5 s e velocidade máxima de 330 km/h. Ao contrário do Turbo S, este GT2 RS terá apenas tracção traseira para agradar aos puristas da pilotagem, mas contará com o eixo traseiro direccional e o sistema de vectorização de binário da Porsche que distribui a gigantesca força do motor entre a roda direita e a esquerda, em função da aderência. Um diferencial autoblocante também está na lista…
A marca alemã terá feito um enorme esforço na redução do peso do conjunto, mas consta que irá propor, em opção, um "pack" Weissach – como já fez no muito exclusivo 918 Spyder – que tornará o 911 GT2 RS ainda mais leve pelo recurso a componentes em fibra de carbono. E assim atingir uma relação peso/potência baixíssima para acelerações de "esmagar condutores aos bancos", ao mesmo tempo que a aerodinâmica cuidada consegue colar o carro ao chão nas curvas mais rápidas. Toda uma experiência de pilotagem… a estrear no mundo virtual!