A apresentação oficial só está marcada para o próximo mês de Março, durante o Salão Automóvel de Genebra, mas a Citroën já desvendou a nova geração do Citroën Berlingo, o primeiro de três veículos do Grupo PSA que serão produzidos em Portugal, na fábrica da PSA Mangualde.
O "look" da dianteira remete-nos para o novo C4 Cactus ou para o novo C3 Aircross, com destaque para os grupos ópticos divididos em duas zonas diferentes, para a grelha rectangular e para o logo da marca que se prolonga até aos faróis dianteiros "rasgados" através de duas linhas cromadas. As semelhanças continuam, e há uma que não podemos ignorar. É que este Citroën Berlingo também passa a contar com os já famosos "Airbumps", sendo que à imagem do que acontece com outros modelos da marca é possível decorá-los (tal como aos restantes plásticos da carroçaria) com um enorme leque de cores.
Mas se o desenho exterior evolui, podemos assegurar que o resto também o fez. Este modelo assenta agora na nova plataforma do Grupo PSA, a EMP2, que vai partilhar com os modelos similares do Grupo que tem o português Carlos Tavares como "patrão". Falamos do Peugeot Partner e do Opel Combo. Esta plataforma permite maior flexibilidade e abre as portas a que este Berlingo seja comercializado com dois tipos de carroçarias distintos: uma de tamanho "M" e outra "L". A versão mais curta, denominada Berlingo M, é dois centímetros mais larga que o anterior modelo e a versão XL pode contar com uma terceira fila com dois bancos. Estes dois assentos, que podem ser desmontados, podem avançar e recuar até 130 mm, já que estão montados sobre calhas.
Comparativo entre a versão "M" e "L":
Medidas | Berlingo M | Berlingo L |
Comprimento | 4,440 mm | 4,750 mm |
Largura | 1,850 mm | 1,850 mm |
Altura | 1,810 mm | 1,810 mm |
Altura c/ barras | 1,840 mm | 1,840 mm |
Bagageira | 775 litros | 1,050 litros |
Avançando para o habitáculo, destaca-se a continuação do desenho da carroçaria no interior. O mesmo é dizer que a Citroën optou por um desenho moderno mas funcional, sendo que toda a consola está desenhada em torno do condutor. A estética do habitáculo varia de acordo com o acabamento escolhido, que pode variar entre Standard, Metropolitan Grey e Wild Green.
A oferta tecnológica também foi revista e este Citroën Berlingo passa agora a contar com "head-up display", sistema de alerta de saída de faixa, sistema de alerta de condutor, sistema de aviso de cansaço, reconhecimento de sinais de trânsito, "cruise control" adaptativo, sistema de travagem de emergência, luzes adaptativas, câmara traseira, controlo de estabilidade, direcção eléctrica, sistema de controlo de descidas, assistente de estacionamento e sistema de abertura e arranque sem chave.
O ecrã de oito polegadas montado no topo da consola central servirá de terminal de informação e multimédia, sendo que conta com o mais recente sistema da marca, o Citroën Connect Nav. Pode ser comandado por voz e apresenta informações tão distintas como pontos de interesse na área, lugares de estacionamento, informações de meteorologia ou trânsito em tempo real. Tal como acontece com as mais recentes propostas da marca francesa, é possível espelhar o "smartphone" para o ecrã de oito polegadas através dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
Como referimos acima, este será o primeiro de três modelos do grupo PSA a produzir na fábrica de Mangualde. Porém, o futuro desta unidade de produção nacional continuam por definir. A culpa é da classificação das portagens, já que estes modelos passar a ser Classe 2. Alfredo Amaral, director da PSA Portugal, já veio a público dizer que se esta classificação não for alterada o futuro da PSA Mangualde está em risco. "O impacto sobre o emprego no curto prazo é inevitável" e " isso porá em causa a continuidade da nossa presença".
Na tentativa de resolver este impasse, já estão a decorrer negociações entre o Governo e as concessionárias de auto-estradas para tentar garantir um novo método de taxação para as referidas vias. O objectivo é que o actual método de atribuição de "classe", feito com base na altura do eixo dianteiro, dê lugar a um outro com base no peso dos veículos e dos seus eixos.