Quatro meses depois de apresentar a carrinha V60, a Volvo mostrou esta quarta-feira a berlina S60. A apresentação decorreu em simultâneo com a inauguração da primeira fábrica da marca sueca nos Estados Unidos, localizada em Charleston, na Carolina do Sul.
"O novo S60 é um dos Volvo mais excitantes de sempre. É sem dúvida um modelo para quem gosta de conduzir e que vem reforçar a nossa posição nos USA e na China, mercados com muita tradição em sedans criando assim novas oportunidades de crescimento para a Volvo Cars", afirmou Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars.
Henrik Green, vice-presidente da pesquisa e desenvolvimento da Volvo, também destacou o comportamento do novo S60, lembrando que este modelo tem muito em comum com os modelos da gama 90. "A dinâmica do chassis e os diferentes modos de condução proporcionam um excelente controlo e uma performance única. O Novo Volvo S60 terá também alguma da tecnologia já partilhada com os nossos modelos da gama 90 e 60, e será um dos melhores sedans desportivos do mercado", disse.
À imagem do que acontece com a versão carrinha, a V60, esta berlina tem um desenho exterior que se caracteriza por linhas dinâmicas que dão origem a uma carroçaria robusta e com uma enorme presença em estrada. A dianteira é marcada, como é hábito, pelos faróis dianteiros com o formato do martelo de Thor. Mas a enorme grelha com uma moldura cromada não passa despercebida e acrescenta carácter a este modelo.
Na traseira destaca-se o ligeiro "spoiler" que ajuda a moldar a tampa da bagageira, o desenho dos faróis e claro, o pára-choques marcado por um difusor pronunciado e por duas enormes saídas de escape com molduras cromadas.
Tal como sempre acontece, este S60 está recheado com as mais recentes tecnologias da marca sueca. No campo da conectividade destaca-se o sistema de info-entretenimento "Sensus Connect", compatível com Apple CarPlay e Android Auto, a ligação 4G e a possibilidade de controlar todo o sistema multimédia com gestos.
No que à segurança diz respeito, destaca-se o sistema de travagem automática e de reconhecimento de peões, ciclistas, animais e obstáculos, bem como de veículos que se dirigem em contramão contra o S60. Também o sistema Pilot Assist foi melhorado, passando agora a oferecer condução semiautónoma até 130 km/h.
O novo Volvo S60, que só deverá chegar ao mercado nacional no próximo ano, estará disponível nas motorizações T5 (250 cv) e T6 (320 cv) a gasolina e nas motorizações híbridas "plug-in" T6 (340 cv) e T8 (390 cv). Não estarão disponíveis opções diesel, mas a marca sueca promete uma versão optimizada pela Polestar do S60 T8, que se deverá aproximar dos 420 cv!