Apresentado no Salão Automóvel de Xangai, no passado mês de Abril, o BMW M4 CS é o M4 mais potente no catálogo da marca da Baviera. Esta variante situa-se logo acima do M4 equipado com o "M Competition Pack" e abaixo do mais "hardcore" M4 GTS. Contudo, este último foi uma versão limitada a 700 unidades, pelo que quem quiser comprar um M4 tem neste CS a proposta mais radical actualmente disponível.
Mas se esta proposta impressionou assim que foi apresentada, só agora será possível admirar esta nova "máquina" do departamento M da BMW, já que a fabricante de Munique acaba de divulgar mais de uma centena de imagens.
E este novo M4 começa por marcar pontos logo no "design" exterior, uma vez que conta com um "look" bastante mais agressivo do que encontramos no M4 "convencional". Para esta evolução muito contribuem o spoiler traseiro, o novo tejadilho e o "lábio" dianteiro, todos feitos de um plástico reforçado com fibra de carbono. Isto é muito mais do que uma decisão estética, já que isto, juntamente com os novos painéis interiores das portas no mesmo material, permitiram uma "dieta" de 32 kg face ao M4 "normal" e de 10 kg por oposição ao M4 Competition Package. Mas os detalhes exteriores não terminam aqui, já que esta proposta conta ainda com saídas de escape de 80 mm (iguais às que encontramos na versão M4 Competition Package) e jantes de 20 polegadas.
Mas se o exterior impressiona, o que está debaixo do capot também não lhe fica atrás. Os engenheiros da divisão "M" da BMW fizeram uma pequena revolução no conhecido motor de 3.0 litros biturbo com seis cilindros em linha da marca. Agora, este bloco passou a debitar 460 cv de potência e 600 Nm de binário máximo, números que representam um aumento de 29 cv e 50 Nm face ao M4 "normal" e uma subida de 10 cv e 50 Nm se tivermos em conta o M4 Competition Package.
Este aumento de potência, juntamente com a dieta de que este M4 CS foi alvo, permite que este novo "M" vá dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos (0,3 segundos mais rápidos que o M4 Competition Package) e continue a acelerar até aos 280 km/h. Ainda assim, convém lembrar que está limitado electronicamente. Caso contrário estaríamos a falar de uma velocidade de ponta próxima dos 300 km/h. São números impressionantes e que permitiram que este M4 CS saísse do mítico traçado de Nurburgring com um respeitável tempo de 7 min e 38 seg.
A marca da Baviera ainda não divulgou o número de unidades que vai produzir, mas acreditamos que seja uma proposta bastante exclusiva e que só estará disponível até meados do próximo ano.