A nova geração do Audi TT RS é ainda mais radical do que a anterior graças ao motor cinco cilindros turbo de 2,5 litros de cilindrada, que debita 400 cv de potência. Os mais de 60 cv são obtidos graças a um novo turbocompressor realizado em alumínio com uma importante redução do atrito interno, o que permitiu ganhar 18 kg de peso. Há alterações ao nível da árvore de cames, nas válvulas, nas condutas de admissão e na câmara de combustão. Foi adoptada uma bomba de água de débito variável, que inibe a refrigeração até ser atingida a temperatura ideal. E, apesar de todas as modificações no bloco 2.5 TFSI, os engenheiros da Audi ganharam 26 kg face ao modelo anterior...
Audi TT RS: 400 cv para corações fortes
PERFORMANCES. Para além dos 400 cv de potência, o binário de 480 Nm está sempre disponível entre as 1 700 e as 5 850 rpm, garantindo reacelerações rápidas. O novo TT RS Coupé é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e o roadster, mais pesado devido aos reforços estruturais, apenas perde dois décimos de segundo. Este resultado é tanto mais significativo quanto há 90 kg de diferença entre o Coupé (1 440 kg) e o Roadster (1 530 kg), um valor significativo.
Qualquer das versões conta com a caixa automática S-Tronic de sete velocidades com dupla embraiagem. As primeiras relações são curtas para vincar o carácter desportivo e a última, mais longa, para favorecer o consumo.
DINÂMICA. As duas saídas de escape ovais, de cada um dos lados do difusor traseiro, permitem amplificar o "cantar" do motor, apurado por válvulas comandadas pelo Audi Drive Select, que também actua sobre a desmultiplicação da direcção, na resposta do motor, na rapidez das passagens de caixa e no amortecimento da suspensão, que conta com um sistema Multilink traseiro e um sistema clássico na frente, apesar de dispor de amortecedores adaptativos. O condutor pode escolher entre quatro modos de condução, que vão do mais calmo ao mais agressivo.
DESIGN. Em termos de imagem, não há nada de relevante no novo TT RS, mas o carácter é muito mais agressivo, sobretudo pelas grandes tomadas de ar frontais (necessárias para "oxigenar" o motor e refrigerar as elevadas temperaturas do 2.5 TFSI e dos travões), e mais hi-tech, graças à tecnologia LED dos grupos ópticos dianteiros (o sistema Matrix LED é opcional) e os exclusivíssimos faróis traseiros OLED, com tecnologia orgânica.
As jantes de 19 polegadas (20 em opção) permitem a montagem de enormes discos de travão, que na traseira podem chegar aos 370 mm de discos ventilados, apesar dos carbo-cerâmicos estarem disponíveis em opção.
HABITÁCULO. Alumínio e fibra de carbono, mas também pele, marcam o estilo interior dos Audi TT RS. É assim com todos os grandes desportivos onde os construtores procuram conjugar a imagem espartana dos carros de competição com tanto luxo e requinte quanto possível.
O Audi Virtual Cockpit, com o ecrã de 12,3 polegadas, já não é uma novidade e foi copiado por muitas outras marcas, mas em grandes desportivos como os TT RS, informações como a pressão dos pneus, as forças G ou o binário do motor fazem todo o sentido.
Os novos Audi TT RS estão disponíveis na Europa antes do final do ano, e se ainda não há preços definidos, o TT RS Coupé pode custar cerca de 95 mil euros...
Audi TT RS Roadster