A Bentley apresentou, por fim, aquilo de que há muito se falava: a versão Diesel do seu grandioso SUV, Bentayga. E que não faz as coisas por menos, reivindicando o "título" de SUV Diesel mais rápido do Mundo, graças ao poderoso motor de 435 cv que lhe permite atingir os 270 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 s… apesar das 2,4 toneladas!
Lá voltamos à eterna história do copo meio cheio ou meio vazio… Para os apreciadores da Bentley, será quase uma heresia ver um motor a gasóleo montado num modelo da marca, algo que nunca sucedera até aqui. Mas, por outro lado, será o Bentley com maior autonomia da história e o SUV Diesel mais rápido do mercado. Ou seja, satisfazendo as premissas de Walter O. Bentley, fundador da marca, que tinha como lema, há quase cem anos,
"construir um bom carro, um carro rápido, o melhor da sua classe". E neste aspecto, o Bentley Bentayga Diesel cumpre os pressupostos do fundador da marca, logo, não há que chocar os puristas!
Lá na frente está um motor V8 de quatro litros de injecção directa e com… três compressores, dois turbos de geometria variável impulsionados pelos gases de escape e um compressor de funcionamento eléctrico. Além dos 435 cv, esta mecânica semelhante à do Audi SQ7 consegue o impressionante binário de 900 Nm disponível quase desde o "ralenti", mais concretamente entre as 1000 e as 3250 rpm, ou seja, força máxima em todo o patamar de utilização do motor!
Em contrapartida, e apesar do enorme peso do conjunto (2390 kg), o motor a gasóleo consegue consumos razoáveis, com a Bentley a anunciar um valor médio de 7,9 l/100 km. Um valor que, se for atingido, combinado com o depósito de 85 litros, permite ao Bentayga ultrapassar os mil quilómetros de autonomia, algo de inédito na história da marca. Para baixar os valores de consumo também contribui o funcionamento da caixa automática de oito velocidades que, entre a 5.ª e a 8.ª mudanças, quando se levanta o pé do acelerador selecciona o ponto-morto, de forma a que o carro não perca velocidade.
Por fora, são poucos os detalhes que distinguem o Bentayga Diesel da versão a gasolina, com motor W12 de 608 cv já à venda. A grelha em negro, os logos V8 Diesel na parte inferior das portas e as novas saídas duplas de escape são os únicos sinais visíveis. Por dentro vive-se o luxo habitual nos Bentley, podendo o Bentayga ter versões de cinco passageiros ou apenas de quatro, com duas autênticas poltronas atrás, com ajustes eléctricos e funções de massagem, aquecimento e ventilação, tal como os dianteiros.
O grau de conforto é elevadíssimo, com a suspensão pneumática a poder ser ajustada em oito diferentes modos, inclusive para adaptar o Bentayga a escapadelas fora do asfalto. Porque este enorme SUV – 5,14 m de comprimento, 2 m de largura e 1,74 m de altura – consegue ter surpreendentes capacidades todo-o-terreno, ajudado pelo sistema Responsive Off-Road Setting que vai ajustando os diferentes parâmetros do carro em função do tipo de piso.
O Bentley Bentayga Diesel estará disponível nos diversos mercados europeus no início de 2017. E só não será uma das novidades do
salão de Paris simplesmente porque… o Grupo VW decidiu que nem a Bentley nem a Lamborghini estarão no certame francês.