Ninguém pára os chineses quando se trata de plagiar. Se ainda havia dúvidas basta olhar para o Zotye SR9, apresentado pela Zotye Auto, que "inovou" com um SUV compacto de cinco portas, tão original como o Porsche Macan.
Foi posto à venda com um preço à volta 13 700 euros com um motor Mitsubishi 2.0 turbo a gasolina com 187 cv de potência, e uma caixa manual de cinco velocidades ou uma automática de seis velocidades com dupla embraiagem. Mas a Zotye não se fica por aqui. Já anunciou o lançamento de uma versão 1.5 turbo de 150 cv no início de 2017.
O mais bizarro, se de bizarrias se pode falar quando se olha para o mercado chinês, é que isto acontece numa altura em que ainda não está decidido um diferendo judicial intentado pela Porsche quando a Zotye apresentou o primeiro protótipo do SR9 em 2014.
As semelhanças da carroçaria e o aspecto do interior dos dois modelos (ver galeria) é mais do que evidente. As diferenças passam pelas dimensões do Porsche Macan (4 744 x 929 x 1 647 mm) face ao Zotye e são ridículas: o Zotye é 63 mm mais comprido, 6,0 mm mais largo e 23 mm mais alto, para além de ter uma distância entre-eixos 43 mm superior...
Esta situação nem sequer é inédita para um construtor que tem no seu catálogo modelos como o SR7, inspirado no Audi Q3 e o T600 copiado do Audi Q5.