Vai sendo altura de começarmos a levar a sério o esforço de alguns construtores chineses para comercializarem produtos credíveis, inclusive com ambições de os venderem na Europa. E este "concept" de uma berlina que aqui mostramos só vem reforçar essa necessidade…
De tantos construtores que a China tem é, contudo, um dos mais recentes que despertam maior atenção! Criado pela Geely (dona da sueca Volvo), a Lynk & Co pode ter nome de seguradora ou agência financeira, mas já começa a ter um "portfólio" bem interessante: primeiro o "crossover" 01 que apresentou em Outubro e irá começar a vender no final deste ano; agora esta fascinante berlina, aqui ainda sob a forma de "show car" mas que antecipará um dos cinco modelos que aquela marca quer produzir.
Além das fotos divulgadas, nada mais se sabe acerca deste "concept", nem mesmo o seu nome. Mas nomes, é coisa com que a Lynk & Co não se preocupa muito, começando pelo da própria marca e seguindo pelo dos modelos a vender: o primeiro é o "crossover" 01, a que se seguirão o 02 e o 03…
A marca chinesa concentra-se em coisas mais sérias, como em ter bases mecânicas sólidas e credíveis, aproveitando a ligação comum da Geely para ter uma parceria directa com a Volvo. O "
crossover" 01 foi, aliás, desenvolvido na Suécia e utiliza a nova plataforma Compact Modular Architecture que também servirá de base ao
XC40.
Tem uma longa distância entre eixos de 2,73 m porque para os chineses o espaço atrás é tudo, para um comprimento de 4,53 m, largura de 1,85 m e altura de 1,65 m. Ao bom aspecto exterior, junta um interior bem desenhado e equipado com as mais recentes tecnologias. Se na China será vendido, a partir de Outubro, com motores Diesel e a gasolina, quando chegar à Europa e Estados Unidos, em princípio no próximo ano, terá versões híbrida "plug-in" e totalmente eléctrica.
Quanto à berlina aqui presente ainda com todo o ar de "show car", poderá antecipar um modelo familiar feito sobre a mesma plataforma mas, como sempre, com a distância entre eixos alongada para satisfazer os gostos do mercado chinês. Ao contrário do "crossover", com o seu ar simpático e divertido, esta berlina tem umas linhas agressivas e desportivas, mas cheias de personalidade e a querer vincar uma posição: é o aviso mais sério ao mercado europeu e vem de um construtor chinês… acabadinho de nascer!