Há mais uma novidade "em fuga" Internet fora! Desta vez a vítima foi a Porsche que irá desvendar amanhã, ao início da noite, a terceira e totalmente nova geração do Cayenne que deverá chegar ao mercado antes do final deste ano. Mas cujas primeiras fotos acabaram por ser divulgadas através de uma revista britânica muito antes do que a marca alemã desejaria para capitalizar o efeito surpresa…
Apesar de se tratar, de facto, de um carro totalmente novo – começando logo pela plataforma que será a MLB Evo do Grupo VW, já usada nos Audi Q7 e Bentley Bentayga e que também servirá para o VW Touareg –, o "design" sofreu pouco mais que uma evolução, mantendo-se bastante fiel à geração ainda à venda. Que, essa sim, tinha representado um salto estético enorme, resolvendo alguns "problemas visuais" de que o Cayenne original padecia…
Não havendo, como é óbvio, quaisquer informações oficiais (que continuam guardadas para a apresentação de amanhã), temos de nos guiar pelo que se vê nas imagens, destacando-se o novo "capot", as ópticas que mantêm um formato semelhante mas têm o recheio LED como as do Panamera ou a grelha central de maiores dimensões.
Lateralmente, fica a ideia deque a distância entre eixos poderá ter crescido ligeiramente, mantendo-se a linha do tejadilho que termina numa pequena asa sobre o óculo traseiro. Já a parte posterior é totalmente nova, com umas ópticas muito mais finais, seguindo o conceito aplicado na berlina Panamera, em especial na nova variante Sport Turismo.
O habitáculo foi profundamente renovado, recebendo também o grande ecrã central já usado no Panamera. O interior tem o habitual tratamento em pele, podendo receber inserções em madeira ou alumínio. O painel de instrumentos também foi renovado, mas sem alterações muito significativas.
A maior expectativa que rodeia a apresentação desta terceira geração do Cayenne centra-se nos quilos que a Porsche terá conseguido poupar na nova versão do seu SUV maior. Porque essa é uma das vantagens da utilização da plataforma MLB Evo e será crucial para uma melhoria do comportamento dinâmico deste SUV que… não deixa de ser um Porsche.
Quanto a mecânicas, fala-se que, para já, não haverá versão Diesel e que aparecerão, pelo menos, dois motores a gasolina, com 330 e 400 cv. Mas a grande aposta é na aparição de uma versão híbrida de topo que recorra à mecânica estreada recentemente no Panamera Turbo S E-Hybrid, com 680 cv! Esse sim, seria o Cayenne mais bombástico de sempre! E a Porsche precisa de olhar pelo seu SUV grande que foi, afinal, o modelo que lhe deu uma pujança económica como a marca nunca teve, permitindo-lhe ganhar dimensão e embarcar noutras "aventuras" – algumas ainda mais lucrativas, como o Macan – que a tornaram numa empresa de enorme solidez!