O anúncio oficial da separação entre a Volvo e a Polestar - para que esta última se afirmasse como uma marca independente da primeira –
já aconteceu em Junho deste ano, mas só agora a Polestar anunciou o seu primeiro modelo.
Com data de lançamento marcada para o próximo dia 17 de Outubro (na China), ainda ninguém sabe se aquilo que a Polestar vai apresentar é um protótipo para revelar as intenções futuras ou já um modelo de produção.
As imagens reveladas (em forma de puzzle) não respondem a este segredo, mas parecem dar força aos rumores que adiantam que o primeiro automóvel da marca será um potente coupé híbrido baseado na plataforma do actual Volvo S60 e com uma linguagem de estilo em tudo idêntica ao Concept Coupé (ilustra este artigo) que a Volvo apresentou em 2013, no Salão Automóvel de Frankfurt. Curiosamente (ou não!) este protótipo foi desenhado por Thomas Ingenlath, actual responsável da Polestar e que na época era o director de design da Volvo. Coincidência? Se calhar não…
Quando chegar ao mercado, em 2019, este coupé com mecânica híbrida "plug-in" deverá contar com uma potência total a rondar os 600 cv, num sistema que deverá ter uma configuração muito próxima do que aquele que a Volvo já utiliza no XC90 T8, que combina um bloco a combustão de 320 cv com um propulsor eléctrico de 88 cv.
Resta agora saber que surpresa é que a Polestar nos reservou para dia 17 deste mês, com a certeza de que o modelo que o antigo "braço desportivo" da Volvo aqui apresentar será apenas o primeiro de uma família de modelos híbridos e eléctricos de altas prestações.