A família eléctrica da smart está completa com a finalização do fortwo cabrio electric drive que se vai juntar às versões fortwo coupé e forfour. Este trio eléctrico chegará ao mercado nacional em Outubro, tornando-se nos citadinos por excelência, pela ausência de emissões, diminutas dimensões, inacreditável brecagem e uma genica na "selva urbana" que os seus "irmãos" poluidores não conseguirão imitar.
Depois de já termos experimentado os outros smart ed, a variante descapotável só confirmou a boa impressão. Na verdade, toda a tecnologia é semelhante à utilizada tanto no fortwo coupé como no forfour que com ele partilham motor e bateria. Relativamente ao fortwo, a variante cabrio pesa mais 30 kg devido aos reforços adicionais introduzidos na estrutura, o que resulta numa autonomia inferior em 5 km.
Ou seja, a smart anuncia uma autonomia de 155 km, embora reconheça que, em condições reais e com uma condução perfeitamente normal, aproveitando a genica no trânsito citadino, essa autonomia se possa ficar pelos 110 km. Na experiência que efectuámos nas ruas de Genebra e por algumas estradas rurais dos arredores daquela cidade suíça, andámos sem qualquer preocupação de poupança, até com algumas "aceleradelas" rápidas para chegar aos 80 km/h e, no final, além dos 59 km que tínhamos percorrido, ainda sobravam 62 km de autonomia…
O acréscimo de peso mal se nota na forma enérgica como o fortwo cabrio se mexe, graças ao poderio do pequeno motor eléctrico que debita o equivalente a 82 cv e 160 Nm disponíveis… assim que se toca no acelerador. Atinge os 60 km/h em apenas 4,9 s e, embora limitado aos 130 km/h, não tem medo de enfrentar as vias rápidas que circundam as grandes urbes
O motor eléctrico, colocado atrás, tal como nas versões de motor a combustão, é muito especial, já que não funciona com magnetos como é normal mas sim por um conjunto de molas que são excitadas por impulsos eléctricos e assim criam o campo magnético que o fazem rodar. Alimenta-se da energia armazenada nas baterias de iões de lítio com capacidade de 17,6 kWh e colocadas sob o carro, o que faz com que o centro de gravidade fique mais baixo que nos smart com motor a combustão, ajudando no comportamento dinâmico e na magnífica agilidade.
Claro que um dos problemas dos automóveis eléctricos, além da sua autonomia, é também o tempo que demora a recarregar as suas baterias. No caso deste smart, isso pode ser feito numa normal tomada caseira mas demorará oito horas, tempo que será reduzido para 3,5 horas com uma "wallbox" que a smart vende à parte. No início do próximo ano aparecerá um opcional para permitir ligar os smart electric drive aos postos de carregamento rápidos, de forma a recuperarem 80% da carga da bateria em apenas 45 minutos.
O smart fortwo cabrio electric drive chegará, juntamente com as restantes duas versões eléctricas, em Outubro, custando 26.050 €. Pelo carácter mais lúdico, mas também pela complexidade da construção da sua estrutura, será o mais caro dos smart eléctricos, ficando o fortwo coupé por 22.500 € e o forfour por 23.400 €.