A Dacia está a rejuvenescer toda a gama, e o Sandero e Sandero Stepway não poderiam ficar de fora. Os modelos apresentados em 2013 evoluíram na imagem exterior e no habitáculo, onde também se nota uma melhoria ao nível das propostas de equipamento de série.
Estamos a falar num restyling e não num novo modelo, e isso equivale a dizer que as alterações passam por uma evolução no campo do detalhe como seja uma imagem mais próxima do Duster, evidente no Stepway, e o desenho da grelha dianteira, dos pára-choques e dos grupo ópticos frontais, que passam a contar com tecnologia LED. Os traseiros também foram alterados, mas são convencionais.
A proposta de motores passa por duas opções a gasolina e uma diesel. Do lado dos gasolina "alinha" o novo bloco 1.0 SCe de três cilindros com 75 cv e o 900 cc TCe de 90 cv, e do lado dos diesel surge o dCi de 90 cv. A versão Stepway só está disponível com os motores mais potentes. Tem uma suspensão mais firme, que não condiciona o conforto mesmo nas estradas esburacadas que encontrámos durante a apresentação.
Em conclusão, podemos afirmar que os novos Dacia Sandero evoluíram ligeiramente sem se alterarem quase nada. O seu principal atributo continua a ser o preço, que não se alterou e continua a fazer toda a diferença face a qualquer outro concorrente directo, até ao nível do equipamento, com novas opções como a assistência em subida que passa a fazer parte do equipamento de série.
Estes modelos chegam em Janeiro sem qualquer alteração de preços face às propostas que estão no mercado:
SCe 75 cv | ||
Pack | 5 portas | 8 490 € |
Tce 90 cv | ||
Confort | 5 portas | 10 750 € |
Stepway | 12 750 € | |
dCi 90 cv | ||
Confort | 5 portas | 14 200 € |
Stepway | 16 200 € |