A Hyundai vai entrar na terrível luta dos "GTI’s", na segunda metade deste ano, quando lançar o i30 N, para fazer face a modelos como o VW Golf GTI, o Ford Focus ST, o Peugeot 308 GTI, entre outros. Mas quer ter a certreza de que o seu carro estará dinamicamente apto para enfrentar os melhores e terá, este fim-de-semana, a derradeira e… decisiva sessão de testes, ao participar com dois carros nas 24 Horas do Nürburgring!
Hyundai i30 N com "prova de fogo" nas 24 H do Nürburgring!
A mítica corrida de resistência – em que o português António Félix da Costa estará na luta pela vitória, ao volante de um dos M6 GT3 da equipa oficial da BMW – é o teste mais duro e rigoroso a que a marca sul-coreana poderá submeter o seu novo desportivo. Serão 24 horas a fundo no "Inferno Verde", com duas unidades com especificações de série, a que só foram acrescentados os indispensáveis elementos de segurança para ficarem aptas a participarem na competição.
Ao volante estarão engenheiros do centro de pesquisa e desenvolvimento da Hyundai, de Namyang, na Coreia do Sul, que têm como missão não só levar os carros até final como terminar as afinações dinâmicas num carro que tem enormes ambições em termos do prazer de condução que deseja proporcionar aos seus proprietários. Farão equipa com alguns pilotos profissionais, bem como dois jornalistas alemães.
Sabe-se que, quando for lançado, no segundo semestre deste ano, o Hyundai i30 N deverá estar disponível em duas versões do motor 2.0 turbo, com 250 cv ou com um "pack Performance" que eleva a potência do motor para os 275 cv. Em ambos os casos terá caixa manual de seis velocidades, embora se fale, para um futuro mais ou menos próximo, na possibilidade de vir a receber uma caixa automática de 8 velocidades e dupla embraiagem.
"As 24 Horas do Nürburgring são uma das mais difíceis provas de resistência do Mundo e vamos usá-la como o teste derradeiro para o desenvolvimento do nosso Hyundai i30 N, procurando perceber como reage nestas condições extremas e que pequenas afinações podemos ainda introduzir antes da sua comercialização", explicou Albert Biermann que a Hyundai foi buscar à divisão M da BMW para colocar na vice-presidência e responsável dos veículos de elevadas "performances" como serão os que receberem a nova chancela "N".
"Com o Hyundai i30 N queremos oferecer um carro com uma resposta muito directa mas previsível e que se porte de forma eficaz em pista mas sem comprometer as capacidades de utilização no dia-a-dia. O mais importante é que o i30 N seja divertido de conduzir por toda a gente", concluir Biermann. Após a corrida do Nürburgring, será tempo para extrair conclusões, fazer as derradeiras alterações e… o Hyundai i30 N estará pronto para se bater, num mercado extremamente disputado, com os seus musculados concorrentes!