A Renault renovou a família Clio e os novos modelos chegam ao mercado nacional no dia 15 de Setembro. Trata-se de um restyling e não de um novo modelo e, por isso, as principais alterações são cosméticas.
Na zona frontal há alterações no desenho da grelha e do pára-choques, que conta com novos faróis de nevoeiro. Nos grupos ópticos a tecnologia passa a ser um opcional. As propostas de cores foi dilatada, há novas jantes em liga e várias propostas no campo da personalização da imagem do modelo.
No habitáculo também há uma evolução na qualidade de alguns plásticos, nomeadamente nos painéis das portas, e pequenas alterações ao nível dos detalhes, sobretudo no comando da caixa de velocidades, nas saídas de ar da ventilação e na iluminação interior. As versões melhor equipadas contam com bancos com um novo desenho e mais apoio lateral. A bagageira do modelo de cinco portas (300 litros) pouco ou nada se alterou, mas a acessibilidade do porta-bagagens da carrinha (430 litros) melhorou, com um plano de carga mais baixo.
As motorizações não fogem muito ao que já estava disponível. As propostas passam por três opções a gasolina (1.2 de 75 cv; 0,9 TCe de 90 e 120 cv) e duas diesel (1.5 dCi de 75 e 90 cv). A maior alteração passa pela disponibilização de uma caixa automática de dupla embraiagem na versão TCe de 120 cv.
A suspensão foi alterada ao nível da regulação. Continua a ser uma referência ao nível do conforto, mas há menos adornamento na abordagem às curvas. Pode não ser tão ágil como um Peugeot 208, mas a evolução é sensível e segue o mesmo caminho que a Renault assumiu em modelos como o novo Talisman.
A gama é composta pela versão de cinco portas e pela carrinha Sport Tourer e articula-se em três níveis de equipamento (Zen, Limited Edition e GT Line). Os preços começam nos 15 200 € do TCe de 90 cv com a caixa manual de seis velocidades e vão até aos 22 820 € do dCi de 110 cv. Os preços da Sport Tourer são em média 860 € superiores às versões homólogas de cinco portas. Apesar da lista de equipamentos não ter sido revelada, o ar-condicionado de série é uma presença garantida em todas as versões.
Guiámos e gostámos do desempenho do Clio TCe de 120 cv apesar da frustração de não termos a possibilidade de conhecer a versão de 90 cv, pois tem um preço mais do que interessante e pode ser uma boa opção para quem não faça muitos quilómetros. O motor de 120 cv é muito progressivo e não é necessário recorrer constantemente à caixa de velocidades para manter um ritmo elevado. Não faz uma grande diferença na resposta a baixo regime face ao 1.5 dCi de 110 cv, mas, se nenhum deles é guloso no consumo, o diesel é mais económico.
PREÇOS
Zen Limited GT Line
Gasolina
TCe 90 cv 15 200 € 16 100 € 17 870 €
TCe 120 cv 18 570 €
TCe 120 cv automático 20 470 €
Diesel
dCi 90 cv 19 250 € 20 150 € 21 920 €
dCi 90 cv automático 23 820 €
dCi 110 cv 22 820 €