Revelada pela primeira vez ao público europeu no último Salão Automóvel de Genebra, a segunda geração do Jeep Compass vai chegar a Portugal em Outubro. Ainda assim, já foi possível ver este SUV americano por terras lusas, já que a apresentação do Compass está a decorrer em Lisboa, mais concretamente no LX Factory, tendo passado igualmente por cenários como a Serra de Sintra, Guincho, Margem Sul e Belém.
Mas na mesma altura que o Compass está a ser mostrado aos jornalistas de todo o mundo em Portugal, está a decorrer o processo de "passagem de testemunho" no que à representação da marca no nosso país diz respeito. O contrato com o actual importador termina em Setembro, com o Grupo FCA Portugal a assumir a representação da marca em Outubro, altura em que não só serão conhecidos os preços do Compass como os novos preços de toda a gama Jeep.
Jeep Compass chega em Outubro
Com 4,39 metros de comprimento, situa-se a "meio caminho" entre o Jeep Renegade (4,25 metros) e o Jeep Cherokee (4,62 metros), aproximando-se dos 4,45 metros do Peugeot 3008 e dos 4,38 metros do Nissan Qashqai. No que à capacidade da bagageira diz respeito, a segunda geração do Renegade "oferece" 438 litros, ainda que este "número" possa crescer até aos 1251 litros com os bancos traseiros rebatidos (na proporção 60/40).
Para satisfazer as necessidades do público europeu, o novo Compass vai chegar à Europa com dois motores a gasolina e três motores diesel, uma "oferta" praticamente idêntica à que encontramos no Renegade. A "equipa" dos blocos a gasolina é formada pelo MultiAir2 Turbo de 1,4 litros e 140 cv de potência (caixa manual de seis velocidades e tracção 4x2) e o MultiAir2 Turbo de 1,4 litros de 170 cv, sendo que este último está acoplado a uma caixa automática de nove velocidades e conta com tracção integral.
Por seu turno, a gama diesel é composta pelo motor MultiJet II de 1,6 litros de 120 cv de potência (caixa manual de seis velocidades e tracção 4x2) e o MultiJet II de 2,0 litros de 140 cv com tracção integral que pode ser combinado com uma caixa manual de seis velocidades ou uma caixa automática de nove. Está ainda disponível uma proposta mais potente do motor MultiJet II de 2,0 litros capaz de debitar 170 cv de potência e que vem com tracção integral e uma caixa automática de nove velocidades.
Recorde-se que todas as versões 4x4 estão equipadas com o sistema "Select Terrain", que modifica o desempenho da tracção de acordo com o tipo de piso onde se encontra: Auto, Snow, Sand, Mud e Rock, este último só está disponível nas versões Trailhawk.
Tal como acontece com qualquer Jeep, este Compass também vai contar com uma proposta Trailhawk, uma versão pensada para uma utilização mais extrema fora de estrada. As principais diferenças face ao Compass "convencional" passam por uma maior altura ao solo (mais 2,5 cm), protecções na zona inferior do chassis, pára-choques mais proeminentes e pneus adequados a uma utilização "off-road" com jantes de 17 polegadas.
O habitáculo é marcado pelo sistema de infoentretenimento, que pode ter como terminal multimédia um ecrã táctil de 5.0, 7.0, ou 8.4 polegadas, sendo que o painel de instrumentos digital pode contar com um "display" de 3.5 ou 7.0 polegadas, ainda que este último apenas esteja incluído de série nas versões Limited e Trailhawk.
Este Compass conta ainda com os mais recentes sistemas de segurança que a Jeep dispõe no seu catálogo. Estamos a falar de mais de 70 recursos de segurança activa e passiva, com especial destaque para o Alerta de Colisão Frontal Plus, Alerta de Saída da faixa de Rodagem Plus (ambos disponíveis de série), sistema de monitorização do ângulo morto e da zona traseira durante a marcha atrás, câmara de marcha atrás com grelha dinâmica, assistência automática ao estacionamento paralelo e perpendicular e cruise control adaptativo.
Como referimos acima, e tendo em conta que só em Outubro o Grupo FCA Portugal vai assumir a representação da Jeep, só nessa altura podemos falar de preços.