A KIA apresentou a Sportswagon do Optima de quatro portas. Foi realizada com base no concept Sportspace, que a marca sul-coreana apresentou em 2015 e as alterações na forma não são expressivas.
A volumetria da carroçaria não é muito diferente da versão de quatro portas. É igual nos 4,85 metros de comprimento e nos 1,86 metros de largura, apesar de ser ligeiramente mais alta ( 5,0 cm). A maior diferença surge no porta-bagagens, que garante mais 43 litros de volume. Os 553 litros disponíveis colocam o Optima Sportage a meio caminho entre o enorme porta-bagagens do Skoda Superb Kombi e as propostas do Mazda 6 Wagon e do Peugeot 508 SW.
A polivalência foi uma das grandes apostas da Kia, que desenvolveu soluções interessantes ao nível do porta-bagagens. Para além da rede de separação entre o espaço de carga e do habitáculo, que muitos construtores esquecem, carris em alumínio permitem deslocar elementos de fixação, para acondicionar as bagagens. Os bancos traseiros podem ser rebatidos (40:20:40), permitindo criar uma plataforma de carga plana.
No nosso país o motor 1.7 CRDi de 141 cv com caixa manual, tem um preço a partir dos 33 300 euros. A caixa automática de dupla embraiagem custa mais 2 600 euros. A opção GT Line, a mais equipada, tem preços desde os 36 900 euros. Estes preços entram em linha de conta com os descontos de lançamento anunciados.
A gama também conta com propostas a gasolina, mas os 2.0 CVVL de 163 cv e o 2.0 T-GDI de 245 cv, que não vão estar disponíveis em Portugal. No entanto, a Kia também vai contar com uma opção híbrida Plug-in, que deve chegar ao mercado na versão de quatro portas. A carrinha só deve estar disponível em 2017.
De acordo com os níveis de equipamento serão propostos de série, ou em opção, sistemas de segurança activa como o detector de ângulo morto, cruise control activo e alerta de mudança de faixa de rodagem, para além de faróis inteligentes, capazes de reagir ao tráfego e sistema de estacionamento semi-automático.