A Kia vai mostrar no Salão Automóvel de Frankfurt duas novidades para o seu pequeno citadino, o Picanto. A primeira é uma versão X-Line, de aspecto mais aventureiro e robusto, e a segunda é um novo motor, o 1.0 T-GDI, uma versão turbo do bloco de três cilindros que já conhecemos de modelos como o Kia Rio.
Depois da estreia no mercado nacional,
por alturas da Primavera, o Kia Picanto até já superou as vendas do seu antecessor no mesmo período de tempo, pelo que podemos afirmar que a vida (ainda curta) deste modelo está a ser um sucesso.
Mas a marca sul-coreana, "embalada" pelo sucesso do segmento dos SUV e crossovers (onde já está com o Sportage e com o Sorento), desenvolveu uma versão X-Line que transforma o Picanto numa proposta mais radical e aventureira.
Podemos defini-lo como um crossover urbano, sendo que a altura ao solo cresceu em 15mm e os pára-choques receberam protecções em plástico que lhe garantem uma maior presença e um "look" mais robusto. Esta mudança de personalidade é confirmada pelos arcos das rodas mais proeminentes e pelos apontamentos em verde lima ou prata que encontramos no habitáculo.
Tal como referimos acima, este Picanto vai estrear o motor 1.0 T-GDI, uma derivação do bloco de três cilindros em linha que já se encontra em modelos como o Kia Rio. Este motor produz 100 cv de potência e 172 Nm de binário máximo, "números" que permitem que o Picanto acelere dos 0 aos 100 km/h em 10,1 segundos enquanto faz registos de 4,5 l/100 e emissões de 104 g/km (de acordo com o ciclo NEDC).
A versão X-Line vai estrear este novo motor, mas não é a única. Também a versão GT-Line (actualmente conta com um bloco de 1.2 litros) ser equipada com esta versão e terá registos muito próximos das "performances" da variante X-Line.
A estreia do Kia Picanto X-Line está marcada para o último trimestre deste ano. O mesmo é dizer que a partir de Outubro já poderá comprar este pequeno crossover.