O novo Land Rover Discovery reafirma a postura da marca britânica ao nível dos SUV. Apresentado no último
Salão Automóvel de Paris, chega ao mercado na próxima Primavera.
Grande nos seus 4,93 metros, o novo Discovery é 12 centímetros maior do que o Range Rover Sport e isso faz toda a diferença num habitáculo com espaço para sete adultos (2+3+2), mesmo na terceira fila onde os assentos podem ser recolhidos sobre a plataforma da bagageira. Este é um modelo inovador a todos os níveis, apesar de abdicar da imagem radical em favor de um estilo mais urbano, que acaba por não condicionar o carácter aventureiro. Este é o "Indiana Jones dos SUV"...
Land Rover Discovery: Passado de história
PASSADO. A imagem tem muito a ver (demasiado?) com outros modelos das famílias Land Rover/Range Rover e parece esquecer as fórmulas de sucesso que marcaram o passado de um modelo apresentado no Salão de Birmingham em 1989. Esta fórmula passou por duas gerações antes de alterar a imagem, mas foi sempre vista como um todo-o-terreno radical, protagonista das maiores aventuras fora de estrada, um modelo que permitia chegar onde outros não iam...
MODERNIDADE. Cerca de 85% da estrutura monobloco chassis/carroçaria é construída em alumínio, o que reduz o peso e maximiza a rigidez estrutural. As motorizações passam pelas mais recentes propostas do Grupo Jaguar/Land Rover. No campo dos diesel estão disponíveis o 2.0 TD4 de 180 cv (desde 69 111 €), o 2.0 SD4 de 240 cv (desde 74 585 €) e o 3.0 TD6 de 258 cv (desde 91 066 €), para além do 3.0Si6 a gasolina com 340 cv (desde 92 743 €).
HABITABILIDADE. Muitos SUV propõem a configuração de sete lugares, mas são poucos os que oferecem espaço para sete adultos, e isso começa por fazer a diferença na proposta de um modelo onde os bancos se podem deslocar longitudinalmente e rebater de forma individual.
É possível adaptar a configuração do habitáculo de acordo com as necessidades, o que aumenta a polivalência de um familiar que está tão à-vontade em estrada como fora dela. Mas no interior do Discovery há várias propostas tão inovadoras como interessantes.
Versatilidade é trunfo do novo Discovery
VERSATILIDADE. O Discovery é um modelo à medida da família e propõe soluções que vincam a sua versatilidade. A abertura da bagageira pode ser feita com um movimento do pé (ver filme), mas se esta não é uma novidade, a redução da altura do veículo em 40 mm já faz a diferença. A posição dos comandos de regulação do bancos facilita a tarefa e a plataforma retráctil que surgiu na geração anterior do modelo continua a ser uma mais valia, apesar da porta traseira ser formada por uma peça única.
A colocação dos bancos para crianças tem um sistema iSOFIX original e prático de utilizar. Os comandos para rebater os bancos facilitam a acessibilidade a todos os bancos, onde os seus utilizadores têm por perto nove tomadas USB e seis carregadores de 6V.
O conta com dois espaços "porta-luvas". Na consolo central há espaço para quatro iPads, mas a grande originalidade passa por um local "secreto" escondido atrás dos comandos do sistema de ar condicionado.
ALTERAÇÃO DA ALTURA AO SOLO
ALTERAÇÃO DA ALTURA AO SOLO. O sistema Auto Acess Height reduz a altura ao solo em 15 mm quando se desliga o motor e em mais 25 mm quando se abre uma das portas. Este sistema pneumático vai muito para além da funcionalidade de uma proposta virada para o conforto. Também é efectivo em termos de polivalência dinâmica porque ajuda a compatibilizar o desempenho em estrada e fora dela e, ao mesmo tempo, garante o melhor compromisso entre o conforto e o comportamento dinâmico.
O novo Discovery é polivalente
POLIVALÊNCIA. Os SUV moderno começam por ser vistos como veículos para uma utilização em estrada, mas o Discovery é um Land Rover e o desempenho fora de estrada faz parte do seu ADN. Apesar do aspecto deste modelo ser mais "trendy" do que nunca, não deixou de lado o radicalismo das capacidades de um todo-o-terreno "à antiga". O Discovery mantém as suas aptidões fora de estrada graças ao Terrain Response 2, que adequa a tracção às condições de terreno, complementado com o All-Terrain Progress Control, que gere a progressão do veículo (entre 3,6 e 30 km/h) sem necessidade de o condutor acelerar ou travar, deixando-lhe apenas o controlo da direcção.
Tabela de preços
2.0 TD4 S 180 cv automático, 5 lugares 69 111 €
2.0 TD4 SE 180 cv automático, 5 lugares 71 604 €
2.0 TD4 HSE 180 cv automático, 5 lugares 80 259 €
2.0 SD4 S 240 cv automático, 5 lugares 74 585 €
2.0 SD4 SE 240 cv automático, 5 lugares 77 078 €
2.0 SD4 HSE 240 cv automático, 5 lugares 85 733 €
3.0 TD6 SE 258 cv automático, 5 lugares 91 066 €
3.0 TD6 HSE 258 cv automático, 5 lugares 99 721 €
3.0 Si6 SE 340 cv automático, 5 lugares 92 743 €
3.0 Si6 HSE 340 cv automático, 5 lugares 101 396 €
Os sete lugares são propostos como um Pack específico que inclui vários opcionais. O preço ronda os 4 000 €.