Por agora é só um… "rebuçado" para nos adoçar a boca e abrir o apetite para a revelação total da quinta geração, a acontecer a 28 de Setembro. E a Land Rover consegue, de facto, os seus intentos, ao mostrar-nos a imagem da dianteira do novo Discovery, dando-nos ainda a indicação do corte radical que prepara em relação à história do modelo.
Aquela frente quadradona passou à história, agora… descobrem-se novos caminhos para o maior SUV da Land Rover que terá capacidade para sete ocupantes. Nada de que não estivéssemos já avisados, depois da apresentação, em 2014, no salão de Nova Iorque, do Discovery Vision Concept que recordamos na galeria de fotos.
Na sua dianteira encontramos muitas das pistas seguidas neste novo Discovery. Podemos, por isso, imaginar que o resto do carro vá "beber", do ponto de vista estilístico, a quase totalidade da sua inspiração àquele protótipo. Refira-se que, além das duas imagens, da garantia de que o Discovery terá sete lugares – o que não é surpresa, já que ficará, na gama, acima do Discovery Sport que também os propõe – e da data de apresentação, a Land Rover não adiantou quaisquer outros detalhes.
A não ser uma declaração do seu responsável do "design", com Gerry McGovern a garantir que
"o novo Discovery vai redefinir o SUV de grandes dimensões".
"As equipas de ‘design’ e engenharia da Land Rover revolucionaram a fórmula do Discovery para criar um SUV Premium muito apelativo, extremadamente versátil e com uma capacidade imensa".
É, contudo, certo que o quinto Land Rover Discovery será construído sobre a nova plataforma em alumínio utilizada pelos Range Rover. É a forma mais óbvia de conseguir significativa perda de peso que levará à sempre desejada redução de consumos e emissões, em especial em veículos destas dimensões.
A propulsão virá da que a Jaguar Land Rover denomina a família de motores Ingenium – blocos de alumínio, quer sejam gasolina ou Diesel. A oferta não deverá variar muito face às propostas que estão disponíveis para o
Discovery Sport, disponível no mercado. Resta saber se também virá a contar com a opção 4x2.
O interior do Discovery Vision Concept também nos dava algumas pistas, nomeadamente quanto à funcionalidade que poderemos esperar nesta nova geração. Ficamos curiosos de saber se passará ao carro de produção o fascinante ecrã gigante que marcava a consola central, bem como se a marca já estará em condições de equipar o Discovery com a tecnologia Laser Terrain Scannin que consegue ler o terreno à frente do carro e exibi-lo no ercã. Situação mais útil em percursos fora de estrada, onde o Discovery manterá a sua enorme competência.
Certo, certo é que a revelação do quinto Land Rover Discovery ao mundo ocorrerá numa cerimónia exclusiva da marca, a 28 de Setembro, certamente em Paris. Porque se trata da véspera do primeiro de dois dias de imprensa do Mondial de l’Automobile, o salão automóvel da Cidade-Luz, onde o novo Discovery terá o seu primeiro "banho de multidão".