Estava prometida e adivinhava-se para breve, pois aqui está a supercarrinha da Mercedes que passará a ser "só" a mais rápida carrinha no mercado: com fulgurantes 3,5 s de 0 a 100 km/h, a AMG E 63 S 4MATIC+ Station "rebenta" com a escala com o seu V8 4.0 turbo a debitar 612 cv (850 Nm) às quatro rodas! Agora até os filhos vão querer ir para as aulas… mas tudo farão para que os pais saiam atrasados!
Esta é a versão de topo das declinações AMG da carrinha da Classe E – recorde-se que, logo no lançamento desta nova geração, apareceu a E 43 AMG com 401 cv – mas a Mercedes apresentou duas versões da E 63 AMG de uma assentada,
como já fizera com a berlina. A que não tem o S tem o mesmo motor V8 4.0 turbo, com 571 cv (750 Nm), fazendo apenas mais um décimo (3,6 s) na aceleração até aos 100 km/h.
Para termos uma ideia do poderio destas grandes, confortáveis, espaçosas (não deixam de ter a maior bagageira do mercado) e luxuosas carrinhas, refira-se que estão limitadas electronicamente aos 250 km/h. Mas, com o "pack" AMG Driver a fasquia passa para os 290 km/h… ainda assim limitadas porque teriam potencial para passar a barreira dos 300 km/h!
Todo este poderio vem de duas afinações distintas do mesmo motor, o V8 4.0 biturbo que substitui os anteriores propulsores V8 5.5 biturbo e V12 6.2 atmosférico, com vantagens não só em potência mas, sobretudo, em consumos e emissões. Obviamente que estamos a falar de versões ultrapotentes que queimam muita gasolina, mas a Mercedes anuncia consumos entre os 9,1 e os 9,4 l/100 km.
O problema destas potências tão elevadas é colocá-las no chão de forma… "civilizada" e utilizável de forma segura na estrada, em especial num modelo de cariz familiar como continua a ser a Classe E Station, mesmo nestas variantes AMG. Daí a adopção do sistema de tracção integral AMG Performance 4Matic+ que distribui permanentemente o binário pelas quatro rodas, em função da aderência de cada uma.
Na versão E 63 S, de 612 cv, este sistema ganha um modo… Drift que pode enviar toda a potência só para as rodas traseiras! Mas aí convém que o… pai-piloto saiba o que está a fazer! Aliás, esta versão tem até um modo Race no AMG Dynamic Select onde se escolhem os diversos modos de funcionamento de motor, caixa, direcção ou suspensão, em que deixa a carrinha com a afinação mais radical…
A caixa é a automática Speedshift MCT de nove velocidades, enquanto os travões têm discos de grandes dimensões – sempre é preciso parar cerca de duas toneladas a ritmos muito elevados… –, podendo ser, em opção, em material carbocerâmico que resistem melhor ao sobreaquecimento e fadiga.
Também a suspensão pneumática foi ajustada às muito elevadas "performances", com molas mais rígidas e amortecimento variável permanente. A direcção, de assistência eléctrica, recebeu também melhoramentos para se tornar mais sensível e directa, em condução desportiva.
Esteticamente, estas E 63 Station da AMG têm um ar muito mais agressivo, sendo ainda 27 mm mais largas. Durante o primeiro ano, esta carrinha estará disponível na série especial Edition 1 que ganha ainda as jantes de 20 polegadas que lhe dão um ar ainda mais desportivo! Por dentro, além dos bancos desportivos à frente, continua a ser um automóvel familiar e funcional, como prova a volumosa bagageira (640 a 1820 litros), com a possibilidade de rebater o banco traseiro na proporção 40:20:40.
O Mercedes-AMG E 63 4MATIC+ Station (bem como a versão S) fará a sua aparição pública no salão de Genebra, dentro de pouco mais de um mês, estando o início das vendas previsto para Abril.