Há muito que se falava que a Mercedes-Benz iria render-se às "pick-up" e eis que, finalmente, são reveladas as primeiras imagens da nova… Classe X! Ou, pelo menos, do que irá ser… quase quase a "pick-up" da Mercedes, pois o que a marca alemã apresentou esta tarde, numa galeria de arte de Estocolmo (Suécia) foi ainda um "concept". Ou, mais concretamente, dois!
Mercedes antecipou "pick-up"… a dobrar!
Porque a marca de Estugarda quer entrar pela porta grande num segmento que acredita irá crescer muito e em que ainda não estava presente. Daí ter antecipado a nova Classe X com dois protótipos, um mais "civilizado", urbano e estilizado (Stylish Explorer), outro de visual assumidamente aventureiro, pela maior altura ao solo e uns pneus que parecem passar por cima de toda a folha (Powerful Adventurer)! O primeiro é, obviamente, o que mais se aproxima do modelo de produção, excepção feita à luz que circunda toda a tampa traseira do espaço de carga.
A ideia da Mercedes, com a Classe X, é abrir o segmento das ‘pick-up’ a pessoas a quem nunca passou pela cabeça ter um veículo deste tipo. Clientes que tenham uma vida activa e até urbana, mas que gostem de praticar desportos e outras actividades ao ar livre. Com esta Classe X, a Mercedes torna-se na primeira marca "premium" a ter uma "pick-up" de dimensão média construída como se fosse um "crossover" para ser conduzida como se se tratasse de um automóvel.
Dieter Zetsche, o n.º 1 da Daimler, mostrava-se particularmente encantado com esta apresentação, até pelo seu passado dentro da empresa:
"Sinto-me de volta a casa após uma longa viagem! Porque, ao longo da minha carreira, tive imensos pontos de contactos, passando muito tempo no Brasil e Argentina onde as ‘pick-up’ são tão populares que tivemos modelos nos anos 70, onde foi famosa a ‘La Pick-Up’ (na imagem ao lado)
. Não foi o maior sucesso, mas deu-nos uma grande imagem".
E prosseguiria as recordações:
"Mais tarde trabalhei na Daimler Trucks e no Grupo Chrysler, sempre na América do Norte, onde as ‘puick-up’ são importantíssimas. Foi aí que falei muitas vezes sobre o nível de luxo que poderíamos introduzir nestes carros. Mas nunca conseguimos encontrar o nível ‘premium’ que uma ‘pick-up’ Mercedes deveria ter para ser a melhor do mercado. Mas é para isso que estamos aqui agora".
A Mercedes não entra, contudo, sozinha neste segmento das "pick-up", mas apoiada na parceria que estabeleceu com a Aliança Renault/Nissan e confiando, em especial, na longa experiência da marca nipónica neste tipo de veículos.
"Juntamente com um forte parceiro, conseguimos fazer uma ´pick-up’ ao nível do que a Mercedes precisa. A Nissan fornece o longo ‘know-how’ que possui nestes carros e a Mercedes o seu toque de requinte", referiu Zetsche
O patrão da Daimler justificou, então, o enorme desejo de
"completar o ‘portfolio’ da Mercedes com o modelo que faltava".
"As ‘pick-up’ são modelos desejados em todo o Mundo e com interesse crescente que deverão valer 2,8 milhões de unidades em 2025, tornando-se num dos segmentos mais atraentes".
A base do Mercedes Classe X será, certamente, a mesma da
Nissan Navara, embora com a suspensão traseira mais evoluída, ou seja, recorrendo a molas helicoidais. Na apresentação foi referido que a "pick-up" de Estugarda estará equipada com motor V6 Diesel (o que remete para o propulsor de três litros) e tracção integral permanente. Mas é sabido que as versões de entrada terão tracção traseira, sendo natural que venham a aparecer versões com motores mais pequenos, como o 2.3 que equipa a Navara.
O interior (cabina de cinco lugares) foi desenhado à imagem das berlinas da Mercedes, procurando um nível de conforto e requinte raro nas "pick-up". Isso inclui as saídas de ventilação redondas e o ecrã central táctil para comando das diversas funções, como encontramos nos seus modelos mais recentes. No seu esforço de transformar esta "pick-up" num automóvel "premium", a Mercedes não deixou peça sobre peça no habitáculo e faz questão de referir que o único componente em comum com os modelos "irmãos" da Nissan (Navara) e Renault (
Alaskan, a chegar em 2018) é… o travão de mão!
Quando se começou a falar que a Mercedes iria fazer uma "pick-up", logo se pensou que se tratava de um trunfo para atacar o mercado norte-americano. Pois os Estados Unidos é precisamente o mercado em que a Mercedes não terá o Classe X à venda, quando começar o lançamento comercial, nos últimos meses de 2017! Porque, no fundo, esta "pick-up" é demasiado compacta para os "monstros" a que os norte-americanos estão habituados…
O Mercedes Classe X é destinado aos mercados da Europa, América Latina (do México para baixo…), África do Sul e Austrália, país em que as "pick-up" valem mais de 40% do mercado automóvel! Os carros para a América Latina serão feitos na fábrica argentina da Renault (Cordoba), a partir de 2018, começando em finais de 2017 a produção para os restantes mercados na unidade fabril da Nissan, em Barcelona.