A Mercedes continua empenhada em renovar toda a gama Classe C, e agora foi a vez de apresentar o "facelift" das variantes mais desportivas, o Classe C Coupé e o Classe C Cabrio. Chegam com novidades mecânicas, com ligeiros retoques estéticos e bem a tempo do Salão Automóvel de Nova Iorque, onde irão "desfilar".
Como sempre, estará disponível o "pack" AMG Line que ajuda a vincar ainda mais o carácter desportivo destas propostas. Acrescenta inúmeros apontamentos cromados e vários elementos inspirados nas propostas AMG da marca de Estugarda. Contudo, quem preferir pode optar pelo "pack" Night Edition, que estará disponível pela primeira vez no Classe C Cabrio.
A renovação continua dentro do habitáculo, com a Mercedes a oferecer uma escolha de materiais ainda maior. Estão disponíveis novas madeiras e novas cores, sendo que a interminável lista de opcionais permite a qualquer um criar uma proposta à medida dos seus gostos e exigências.
No que a motorizações diz respeito, destaca-se o novo motor a gasolina de 1.5 litros que vai estrear no novo C200 e C200 4MATIC e que debita 184 cv de potência e 280 Nm de binário máximo. Estas versões estarão equipadas com o sistema eléctrico de 48-volts EQ Boost que acrescenta 14 cv de potência durante a aceleração. A Mercedes garante que este "boost" de potência "preenche o breve momento até que o turbo tenha a pressão máxima".
Este motor permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos e uma velocidade máxima de 239 km/h, sendo que a marca de Estugarda reivindica um consumo de 6,1 litros por cada 100 quilómetros. Este registo desce para os 235 km/h e para os 8,5 segundos na versão Cabrio.
Quem quiser uma "máquina" para emoções fortes pode optar pelos renovados C43 AMG. O motor V6 de 3.0 litros passou a debitar 390 cv de potência e 520 Nm de binário máximo, um aumento de 23 cv face ao seu antecessor. Estes números permitem que o C43 MATIC Coupé acelere dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos (4,8 s na versão Cabrio), sendo que a velocidade máxima está electronicamente limitada a 250 km/h.
A chegada ao mercado está prevista para o próximo mês de Junho, sendo que os preços dos novos Classe C Cabrio e Coupé ainda não foram divulgados. Tal como referimos acima, a primeira aparição pública vai decorrer dentro de dias, no Salão Automóvel de Nova Iorque.