A Mercedes está a trabalhar na renovação do
Classe G, um ícone ao nível dos todo-o-terreno "puros e duros". Foi pensado como veículo militar e, se continua a ser uma referência para grandes aventuras, também é apreciado por personalidades como o sheik do Dubai, visto muitas vezes ao volante de uma versão AMG.
O novo "G" só deve aparecer no Salão Automóvel de Frankfurt lá para Setembro de 2017, mas não deve chegar ao mercado antes de 2018. As informações são mais do que escassas, mas as "fotos-espia" que têm surgido na net mostram que os alemães não fogem à imagem tradicional do modelo marcado pelas suas linhas direitas, a menos que a carroçaria camuflada esconda alterações profundas ao nível do chassis, o que não deverá acontecer.
Numa altura em que o Land Rover Defender foi descontinuado para dar lugar a versões mais viradas para uma utilização no campo do lazer, a Mercedes abdicou de alterar profundamente o "G", deixando de lado ideias como o concept Vision Ener-G Force (ver galeria) mostrado no Salão Automóvel de Los Angeles em 2012. Ainda bem, dirão os mais tradicionalistas, ao mesmo tempo que muito boa gente considera que é uma pena que a marca de Estugarda não tenha seguido a via da modernidade.
Mesmo assim, haverá alterações profundas no novo "G", um sobrevivente com cerca de 40 anos de bons serviços nos piores caminhos do mundo. Parece seguro que será adoptada uma nova plataforma, mas não se sabe até onde poderá ser alterado o chassis e a suspensão, apesar de a marca ter anunciado que as capacidades fora de estrada não serão beliscadas.
A nova plataforma permite reduzir o peso de forma radical (fala-se em menos 400 kg) o que paga dividendos ao nível dos consumos e emissões, mas também no campo do comportamento dinâmico e das performances das propostas mais potentes como a 4.0 V8 biturbo da AMG. A nova carroçaria também será mais larga para melhorar a habitabilidade.
Concept Vision Ener-G Force