Para a profunda renovação do Mini Clubman estar completa faltava a versão mais "apimentada", com o símbolo John Cooper Works e todo o potencial dinâmico inerente. Será precisamente a principal novidade que a marca do Grupo BMW preparou para o
salão de Paris e o Mini John Cooper Works Clubman (é esta a longa designação oficial) conta com muitas novidades!
Começando logo pela parte mecânica, com um motor cerca de 10% mais potente que o da geração anterior. O dois litros turbo de injecção directa passou de 211 para 231 cv (binário de 350 Nm), o que representa mais 39 cv que a variante mais potente até aqui disponível, o Cooper S Clubman. A principal novidade desta geração é, contudo, a adopção da tracção às quatro rodas integral, com o sistema que a marca designa por ALL4 a integrar de série esta versão mais potente da carrinha da Mini.
Além de ser garantia de melhor comportamento dinâmico pela maior facilidade em colocar a elevada "cavalagem" no asfalto, permite também acelerações fulgurantes: a marca anuncia 6,3 s nos 0 a 100 km/h, tanto na versão de caixa manual de seis velocidades como com a opcional transmissão automática de oito velocidades Steptronic (com patilhas no volante). A velocidade máxima anunciada é de 238 km/h. E não duvidamos que consiga, de facto, cumprir todas estas promessas. Já em relação ao consumo médio anunciado de 7,4 l/100 km (e 6,8 l/100 km com caixa automática), aí já pomos algumas reticências…
A versão mais "picante" do Mini Clubman recebe elementos específicos para fazerem face aos significativo aumento de potência e prestações. Tem escape desportivo, travões especiais da Brembo, jantes de 18 polegadas (ou de 19 polegadas em opção) e o sistema de controlo de estabilidade dinâmico DSC. Em opção pode ainda ser equipado com sistema de controlo dinâmico dos amortecedores.
Depois, há todo um conjunto de elementos próprios das versões John Cooper Works, com os bancos desportivos com apoios de cabeça integrados, em que o corpo se encaixa na perfeição. Ou todos os elementos decorativos ou funcionais, desde as grandes entradas de ar na dianteira à pequena asa traseira no tejadilho, passando pela grelha específica e, claro, a profusão dos logos da John Cooper Works.
De resto, nesta versão mais potente, o Mini Clubman mantém a mesma funcionalidade das restantes versões, com a bagageira de 360 litros – que pode chegar aos 1250 litros pelo rebatimento dos bancos traseiros na proporção 40:20:40 –, abertura eléctrica das duas portas traseiras e lotação para cinco ocupantes.
De série, haverá ar condicionado e o rádio com painel de 6,5’’, com ligações USB, Aux e Bluetooth. Em opção, o Mini John Cooper Works Clubman mantém "gadgets" apreciados nos outros Mini, como a possibilidade de alterar a cor da luz ambiente, tecto panorâmico em vidro, aparelhagem de alta-fidelidade Harman Kardon e o Mini Touch Controller com ecrã táctil de 8,8’’. Além disso, conta com os serviços Mini Connected, com inúmeras possibilidades de assistência e de infoentretenimento, com acesso a serviços "online" como o Spotify, Stitcher ou Amazon Music, entre outros.
Mini Clubman já tem versão John Cooper Works