A segunda geração do Mini Countryman vai ser apresentada ao público em meados de Novembro, no Salão Automóvel de Los Angeles, mas a marca britânica do Grupo BMW já mostrou as primeiras imagens desta nova família de modelos. Sabe-se que vai partilhar a mesma plataforma UKL2 do Mini Clubman, a carrinha de seis portas, o que equivale a dizer que a carroçaria é mais volumosa e o interior mais espaçoso. Cresceu 20 centímetros em comprimento, 3,0 centímetros em largura. A distância entre-eixos foi dilatada em 7,0 centímetros. Com estas dimensões o Countryman fica próximo da volumetria da maioria dos SUV do seu segmento.
HABITÁCULO. A Mini reivindica mais espaço para os ocupantes dos bancos traseiros e mais volume numa bagageira, que passou dos 220 litros do modelo actual para uns significativos 450 litros, que podem chegar aos 1 309 litros com o rebatimento das costas dos bancos posteriores. Tal como acontece nos novos
Land Rover Discovery e no
Peugeot 3008, a plataforma do porta-bagagem pode deslocar-se para criar uma plataforma de carga exterior ao veículo, ou servir de assento para que gosta de pick-nics. São evoluções importantes num modelo que começa por ser um familiar…
DESIGN. A imagem da carroçaria nova geração do Countryman não se altera de forma significativa. As diferenças surgem ao nível dos pormenores e detalhes, que têm a ver com os restantes modelos da família Mini, o mesmo acontecendo com o interior marcado pelo grande ecrã táctil colocado na grande roda central, que surge no centro da consola.
Mini Cooper S E Contryman ALL4
OPÇÃO HÍBRIDA. A utilização da plataforma UKL2, partilhada pela Mini e pela BMW permitiu a criação de um sistema híbrido plug-in, o
que acontece pela primeira vez na marca britânica. A versão adopta a designação Cooper S E Contryman ALL4 e alia um motor de três cilindros a gasolina com 1.5 litros e 134 cv, acoplado a uma caixa automática de seis velocidades, para transmitir a potência ao eixo dianteiro. No eixo traseiro surge um motor eléctrico de 88 cv. Em conjunto garantem 224 cv e um binário de 385 Nm. A Mini anuncia uma autonomia de 40 em modo cem por cento eléctrico, sendo possível chegar aos 125 km/h e reivindica um consumo de 2,0 litros/100 km e emissões de 49 g/km.
A GAMA. Para além da nova opção híbrida, a gama do Mini Countryman não foge muito às propostas conhecidas nos restantes modelos da marca:
MINI Cooper Countryman: 1 499 cc, 3 cilindros gasolina -136 cv e 220 Nm.
MINI Cooper S Countryman: 1 998 cc, 4 cilindros gasolina - 192 cv e 280 Nm.
MINI Cooper D Countryman: 1 995 cc, 4 cilindros diesel - 150 cv e 330 Nm.
MINI Cooper SD Countryman: 1 995 cc, 4 cilindros diesel - 190 PS cv e 400 Nm.
Os modelos a gasolina e o Cooper D são equipados com uma caixa manual de seis velocidades. Está disponível uma caixa automática de seis velocidades para o Cooper e uma automática de oito velocidades de série no Cooper SD e opcional no S e D. O sistema ALL4 é proposto em opção em todas as versões á excepção do híbrido, de tracção total permanente.