A Audi lançou esta sexta-feira o novo RS 5 Coupé na Europa, o elemento que faltava para completar a família da nova geração A5, depois do A5 Coupé, A5 Sportback, A5 Cabrio e S5.
Segundo a marca de Ingolstadt, este novo RS 5 (a segunda geração deste modelo) é o verdadeiro modelo "gran turismo" no alinhamento da marca germânica, capaz de combinar uma utilização diária com uma presença forte e elevadas performances.
Do ponto de vista estético, o novo RS 5 é facilmente identificável como um elemento da nova geração do A5, mas tem uma presença mais forte, muito por culpa do seu "look" mais agressivo. As linhas da carroçaria e a assinatura luminosa são as mesmas, mas a grelha dianteira mais larga, as novas entradas de ar, as jantes de 19 polegadas (20 polegadas opcionais) e o pára-choques traseiro marcado pelo enorme difusor e por duas ponteiras de escape deixam antever que estamos perante uma proposta mais… hardcore!
E se o "look" é radical, a mecânica "escondida" também não fica atrás. A alimentar esta versão está um novo bloco biturbo de 2.9 litros V6 (desenvolvido em parceria com a Porsche) que debita 450 cv de potência e 600 Nm de binário máximo, um aumento de 170 Nm face ao seu antecessor. Estes "números" permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos e uma velocidade de ponta de 250 km/h. Recorde-se que este limite é imposto electronicamente pela Audi, que pode disponibilizar mais 30 km/h (para um total de 280 km/h) caso opte (e pague!) pelo pacote "RS Dynamic Package" disponível na (longa!) lista de opcionais.
A potência deste bloco V6 é enviada para as quatro rodas através de uma caixa automática tiptronic de oito velocidades, sendo que o sistema de tracção integral quattro distribui a potência de forma inteligente pelos dois eixos. Em condições normais, o sistema de tracção quattro envia 60 por cento da potência para o eixo traseiro e 40 para o eixo frontal. Contudo, se as condições de aderência o justificarem, esta proporção pode mudar até um máximo de 80 por cento para o eixo dianteiro ou 70 por cento para o eixo posterior.
Equipado (de série) com uma suspensão desportiva RS bastante firme, este novo RS 5 tem uma altura ao solo 7 mm mais baixa do que a do A5 "convencional". Mas quem quiser optar pela suspensão opcional Dynamic Ride Control, passa a contar com amortecedores com ajuste variável…
Dentro do habitáculo, o que salta de imediato à vista são as várias molduras decorativas os bancos desportivos com enorme apoio lateral e o quadro de instrumentos digital (Audi Virtual Cockpit), sendo que estão disponíveis três "pacotes" de estilo (Preto brilhante, fibra de carbono e alumínio mate) que permitem transformar por completo o "look" do interior.
Os primeiros exemplares do novo Audi RS 5 chegam aos concessionários da marca de Ingolstadt ainda este mês, mas ainda não é possível adiantar quanto irá custar no nosso país.