A Jaguar aderiu à mobilidade eléctrica. O I-Pace é a sua primeira proposta neste campo e já está disponível (por encomenda) no nosso país com um preço a partir de 80.416 €.
DESIGN. "O sistema de propulsão eléctrico do I-Pace permitiu-nos uma liberdade de design sem precedentes", afirmou Ian Callum, director de design da Jaguar. "Permitiu-nos deslocar o habitáculo para a frente e criar proporções interiores únicas".
A imagem tem um estilo coupé, os volumosos pára-choques vincam e as jantes de 22 polegadas sublinham o carácter desportivo. A volumosa grelha dianteira é como que uma assinatura de marca e, neste caso, tem "aletas activas" que podem abrir ou fechar para reduzir o impacto aerodinâmico ou para refrigerar as baterias e potenciar o sistema de climatização.
A posição das baterias (na base da plataforma) permitiu reduzir o centro de gravidade e criar uma posição de condução mais baixa do que é habitual nos SUV, e o reduzido volume dos motores eléctricos e a ausência do veio de transmissão permitiram garantir uma habitabilidade ao nível de um automóvel do segmento superior e, ao mesmo tempo, criar vários porta-objectos como um grande compartimento (10,5 litros) no centro da consola, para já não falar em gavetas sob os bancos.
O cliente pode optar por estofos em pele Windsor ou um tecido alternativo e ecológico desenvolvido pelos dinamarqueses da Kvadrat, também disponível no Range Rover Velar. A bagageira garante 656 litros, um valor excelente, e pode chegar até aos 1.453 litros com o rebatimento dos bancos posteriores.
Este modelo estreia o sistema de infoentretenimento "Touch Pro Duo", com dois ecrãs tácteis que gerem as funções principais do veículo. É o caso da gestão do tipo de condução em relação ao tipo de estrada, reconhecido pelo sistema de navegação EV, e que, à chegada ao destino, pode dar indicações sobre locais de estacionamento e percursos a pé ou em transportes públicos.
Mas estes são apenas alguns pontos de um sistema com capacidade de aprender e gerir as chamadas telefónicas para localizar contactos, alertas ao condutor, ou regular a temperatura do habitáculo antes da partida.
MOTORES. Um motor eléctrico síncrono por eixo, incorporado numa transmissão epicíclica de uma velocidade e um diferencial, disponibilizam o binário de forma instantânea às quatro rodas.
CARREGAMENTO/AUTONOMIA. A bateria de iões de lítio com 90 kW conta com 432 células. A Jaguar anuncia que pode ser carregada de 0 a 80% em 40 minutos com um carregador rápido de corrente contínua com 100 kW, o qual pode garantir 100 km de autonomia em 15 minutos. Em casa, com um carregador de parede de corrente alterna com 7 kW, pode garantir o mesmo estado de carga em 10 horas.
Como as diferenças de temperatura têm um efeito ao nível da autonomia, a Jaguar fez diversos testes nas mais variadas latitudes e reivindica a possibilidade de serem percorridos 480 km com uma carga de bateria, mesmo a temperaturas de 40 graus negativos.
PREÇOS
A oferta passa por três níveis de equipamento (S, SE, HSE) para além da "First Edition".
I-Pace S – desde 80.416 €
I-Pace HSE – desde 88.548 €
I-Pace HSE – desde 94.749 €
I-Pace First Edition – desde 105.219 €
A Jaguar oferece uma garantia de oito anos para as baterias e um intervalo de manutenção de 34 mil quilómetros ou dois anos.