A Jeep mostrou as primeiras imagens do novo Wrangler, que será apresentado ao público no final do mês no Salão Automóvel de Los Angeles.
A nova geração do ícone, que surgiu pela primeira vez em 1987, mantém a imagem e o carácter aventureiro da marca do Grupo Fiat Chrysler Automobiles. O estilo continua a ter a imagem pura e dura de um modelo que teve origem nos Willys, utilizados pela infantaria americana durante a II Guerra Mundial.
No final do conflito, a Jeep passou à disponibilidade e vestiu trajes civis com a série CJ (que não é mais do que a sigla "Civilian Jeep"...), conquistando todos os que apreciam a condução fora de estrada com modelos como o Renegade e o Laredo, antes de afirmar o Wrangler.
O novo modelo tem um design contraditório: distingue-se pela grelha tradicional, que vem dos tempos da guerra, mas os grupos ópticos dianteiros redondos contrastam com os traseiros quadrados. As linhas da carroçaria foram evoluídas para garantir um aspecto mais jovem, mas o pára-brisas rebatível foi mantido para não defraudar os adeptos mais fiéis da marca, que sempre apreciaram guiar a céu aberto.
A geração actual do Wrangler surgiu em 2007, pelo que é lícito esperar por mais alterações do que aquelas que são evidentes nas imagens. O habitáculo deverá ser modernizado em termos de design e de tecnologia. O sistema de info-entretenimento é hoje obrigatório e diz-se que irá surgir no tablier um ecrã de 8,4 polegadas.
A Jeep não avançou com qualquer informação sobre a gama de motores da nova geração do Wrangler nem sobre as declinações da carroçaria, apesar de ser expectável que, para além das versões curtas de duas portas e das opções longas de quatro portas, venha a ser criada uma pick up, realizada com base nos diversos protótipos que têm sido apresentados nos últimos anos (ver galeria).
Mas estamos na base da especulação. Certezas só no dia 29 de Novembro, quando abrirem as portas do salão Automóvel de Los Angeles.