A Kia acabou de apresentar, em Munique (Alemanha), a nova geração do Ceed, antes da sua primeira aparição pública que vai acontecer em Março, no Salão de Genebra. Uma das grandes mudanças aconteceu no nome, já que este Ceed perdeu o apostrofo e deixou de ser… Cee’d!
Com estreia comercial marcada para o final do Verão, o novo Kia Ceed vai estar disponível com a carroçaria que vemos na galeria acima e uma proposta familiar, denominada Sportwagon, que será apresentada mais tarde. Porém, esta geração vai marcar o adeus da carroçaria de três portas.
Mas vamos ao que mais interessa, ou seja, o que mudou. O desenho exterior evoluiu e ganhou elementos inspirados no Kia Proceed Concept que a marca sul-coreana mostrou no Salão de Frankfurt do ano passado, sendo que também são vários os elementos que nos fazem lembrar o Stinger. Mas outra coisa não seria de esperar, já que ambos os modelos, juntamente com o novo crossover compacto Stonic, contam com a nova linguagem de estilo da marca sul-coreana.
Balanço feito, podemos afirmar com segurança que o exterior deste Ceed representa um passo em frente face ao seu antecessor. A imagem está mais arrojada e mais dinâmica, e isso é fundamental num segmento que apesar de já não o mais popular da Europa continua a ser um dos mais disputados.
Avançando para o habitáculo, é possível registar uma evolução, ainda que as mudanças não sejam tão radicais quanto aquelas que se registam na carroçaria. O habitáculo do antigo Ceed não comprometia mas a Kia introduziu novos materiais e está empenhada em aumentar a sensação de qualidade do habitáculo, algo que pelas imagens podemos adivinhar que terá sido cumprido.
Mas não pense que este enorme display dispensa o uso de botões. O som, por exemplo, continua a ser controlado por um botão físico, mas como estão posicionados numa posição elevada não exigem que o condutor tire os olhos da estrada. Outra das novidades surge ao nível dos bancos, que foram totalmente redesenhados. Podem ser controlados electronicamente e contar com um acabamento em pele, mas para isso terá que optar por um nível de equipamento elevado. Também o volante é novo e foi "roubado" ao "irmão" Stinger, ainda que este não seja achatado na parte inferior. Atrás do guiador encontramos um painel digital que apresenta uma ampla gama de informações ao condutor, ainda que não seja possível adiantar se se trata de um equipamento de série.
Tal como sempre acontece, este Ceed estará disponível com vários níveis de equipamento, entre eles o GT Line, que se posiciona como o topo de gama. Esta variante vai acentuar ainda mais o carácter desportivo desta proposta e deverá contar com uma saída de escape maior, protecções de pára-choques mais proeminente e claro, jantes de maiores dimensões.
No que a motorizações diz respeito este novo Kia Ceed contará com propostas diesel e gasolina, todos com caixa manual de seis velocidades, à excepção das propostas mais potentes, que contarão com uma caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades.
A gama de gasolina é formada por um motor atmosférico de 1.4 litros com 100 cv, um três cilindros T-GDI de 1.0 litro com 120 cv e um quatro cilindros de 1.4 litros com 140 cv. Por seu turno, a família dos diesel é composta um bloco de quatro cilindros e 1.6 litros CRDi que pode ter 115 ou 136 cv, com a Kia a informar que apesar de conhecido este motor sofreu inúmeras evoluções.
Tal como referimos acima, a estreia pública só vai acontecer no Salão de Genebra, em Março, e a estreia no mercado nacional só está marcada para o final do Verão. Como tal, a marca sul-coreana ainda não falou em preços. Ainda assim, podemos assegurar que esta terceira geração será mais cara do que a anterior.