A Kia escolheu Portugal para apresentar o novo Rio à comunicação social europeia. Este modelo chega a Portugal em Março e mostra que a marca sul-coreana tem todas as condições para apostar num crescimento sustentado no mercado, deitando para trás das costas a imagem do automóvel "low-cost" e, ao mesmo tempo, assumindo uma postura de conquista num segmento particularmente competitivo.
IMAGEM. Face ao modelo anterior, é fácil dizer que o novo Rio "é mais carro". Tem tudo a ver com a imagem de uma carroçaria com um design mais apurado, pensado para o mercado europeu, mas também mais volumosa. Tão ou mais importantes do que os 4,06 metros de comprimento ou os 1,72 metros de altura e os 1,45 metros de largura, são os 2,58 metros de distância entre-eixos, que permitem garantir mais espaço no habitáculo.
HABITÁCULO. A renovação da imagem da carroçaria talvez tenha um impacto ainda maior ao nível do interior, onde se destaca a grande evolução em termos da qualidade dos materiais, mas também pelo desenho funcional e ergonómico, com destaque para o ecrã táctil.
A habitabilidade é um novo argumento, quer para os ocupantes dos bancos traseiros, quer para o porta-bagagens, que oferece um volume a partir de 325 litros (mais 37 litros), o que posiciona o Rio entre os melhores do segmento.
GAMA. Em Portugal a oferta passa por duas propostas a gasolina e outras tantas diesel. Há quatro níveis de equipamento (LX, SX, EX e TX), todos com boas propostas de base, que incluem bluetooth, cruise control, sensor de luz e seis air-bags no primeiro dos quatro níveis de equipamento.
É certo que no mercado nacional o sistema de navegação de série só é proposto com o nível EX e que as inovações tecnológicas, como a travagem autónoma de emergência, o alerta/manutenção da faixa de rodagem e a leitura da sinalização, fazem parte do "Pack Safety" pago à parte. Mas a disponibilidade destas propostas tem tudo a ver com o upgrade tecnológico da Kia e só o facto de estarem disponíveis já merece aplauso.
Ao nível dos motores, o Rio propõe dois blocos a gasolina e um diesel. No campo dos gasolina "alinham" o moderno motor 1.0 T-GDI de três cilindros com 100 cv de potência (19.300 €), que oferece um grande dinamismo de condução (só com o nível de equipamento TX), e o 1.2 CVVT de 84 cv (preços entre 15.600 e 17.800 €). No lado dos diesel surgem os 1.4 CRDI de 77 cv (entre 19.500 a 19.750 €) e 90 cv (entre 19.500 e 19.750 €).
O novo Kia Rio tem grandes argumentos para se afirmar num dos segmentos com mais peso no mercado nacional. Os sete anos de garantia são importantes, mas os preços têm o seu peso.
PREÇOS
Gasolina
Rio 1.2 CVVT LX 84 cv - 15.660 €
Rio 1.2 CVVT SX 84 cv - 16.050 €
Rio 1.2 CVVT EX 84 cv - 17.800 €
Rio 1.0 T-GDi TX 100 cv - 19.300 €
Diesel
Rio 1.4 CRDi LX 77 cv - 19.500 €
Rio 1.4 CRDi SX 77 cv - 19.750 €
Rio 1.4 CRDi LX 90 cv - 21.980 €
Rio 1.4 CRDi LX 90 cv - 22.830 €