Poucas horas depois da Mercedes ter revelado os primeiros detalhes técnicos, um "teaser" e uma vasta galeria de imagens do novo Classe G (ainda camuflado), "fugiram" para a net as primeiras imagens oficiais da tão aguardada nova geração do "G Wagon".
À primeira vista é difícil perceber o que mudou, uma vez que a Mercedes optou por manter o mesmo ar "quadradão" que caracteriza o "Geländewagen" desde que foi lançado, em 1979. Mas isso não é mau, muito pelo contrário. É que esta linguagem de estilo faz parte do DNA deste modelo e acreditamos que se assim não fosse os "fãs" da marca de Estugarda não iriam gostar…
Contudo, nada disto quer dizer que o novo Mercedes Classe G não seja… novo! É que a Mercedes já confessou que as únicas coisas que se mantiveram inalteradas face à antiga geração foram os fechos das portas e a caixa traseira que "esconde" o pneu sobressalente. Tudo o resto é novo.
As maiores mudanças surgem dentro do habitáculo, que a Mercedes já tinha mostrado no Salão de Los Angeles. Trata-se de uma evolução ao nível do design e ao nível da tecnologia, já que o tablier foi totalmente redesenhado e recebeu as mesmas evoluções que encontramos nos mais recentes modelos da marca de Estugarda. Não falta nada, nem mesmo os dois ecrãs de 12,3 polegadas (só nas versões mais equipadas) que transformam por completo a experiência do condutor.
Mas a maior evolução deste interior talvez seja mesmo ao nível do espaço disponível. Há mais espaço para quem viaja nos bancos da frente e mais espaço para os ocupantes da segunda linha de bancos. E esta evolução não só é visível ao nível dos joelhos como ao nível dos ombros. Ainda assim, convém lembrar que a Mercedes ainda não confirmou as medidas oficiais deste modelo.
Alterações estéticas à parte, a Mercedes quer que este continue a ser um dos todo-o-terreno mais capazes que o dinheiro pode comprar, tal como sempre foi. E acredite, a marca de Estugarda não olhou a esforços para garantir isso.
No vídeo que aqui lhe mostramos – publicado esta quinta-feira pela Mercedes - é possível ver o novo Classe G em testes em Schöckl, uma montanha com 1445 metros de altura junto à cidade austríaca de Graz, onde este modelo é construído. É uma espécie de ritual que todas as novas gerações deste modelo têm de cumprir.
Novo Mercedes Classe G: ainda não foi apresentado mas já o pode ver em acção
E ainda que seja um "teaser" bastante curto que serve apenas para nos "abrir o apetite", é possível ver que é neste tipo de terrenos que este Classe G se sente em casa. Mas para que seja capaz de deixar para trás todo o tipo de terrenos muito contribuem o chassis em forma de escada, a suspensão dianteira independente e claro, os três diferenciais mecânicos capazes de um bloqueio de 100 por cento.
Tudo isso permite que este Classe G esteja como "peixe na água" fora de estrada, sendo que conta com um ângulo de ataque de 31º (mais 1º que o seu antecessor), um ângulo de saída de 30º e uma altura ao solo de 241 mm (cresceu 6 mm). Importa igualmente referir que este "G" consegue passar por água ou lama que tenha até 70 centímetros de profundidade, mais 10 cm do que o seu antecessor.
Equipado com uma nova caixa automática 9G-TRONIC, o Classe G conta com tracção integral permanente e envia, por defeito, 60 por cento da potência para o eixo traseiro. A Mercedes garante que esta caixa não só transformará este "G" num todo-o-terreno mais silencioso, como o deixará mais confortável e com uma melhor eficiência de consumo.
A estreia acontece no Salão Automóvel de Detroit no próximo dia 15 de Janeiro, mas até lá é provável que continuem a surgir novas informações, como por exemplo a lista de motorizações que vão equipar esta proposta. Resta-nos aguardar!