O novo Renault Mégane R.S. acaba de fazer a sua primeira aparição pública no circuito do Mónaco. Sim, é certo que está coberto de camuflagem, mas é a melhor visão que a Renault nos proporcionou até ao momento, sendo que a estreia sem camuflagem só vai acontecer no dia 12 de Setembro, no Salão Automóvel de Frankfurt.
Com o alemão Nico Hulkenberg (piloto da equipa de F1 da Renault) ao volante, o novo Mégane R.S. completou algumas voltas ao circuito monegasco e exibiu uma pintura especial amarela e preta, claramente alusiva ao ADN de competição da marca francesa.
A Renault continua a manter os detalhes técnicos deste Mégane RS no segredo dos deuses, mas confirmou que pela primeira vez os clientes poderão optar entre uma transmissão manual ou uma caixa automática de dupla embraiagem.
No que a motorizações diz respeito, e ainda que a Renault não o tenha confirmado, é seguro afirmar que o novo Mégane R.S. vai ser alimentado por um motor turbo de 2.0 litros e quatro cilindros – que tem por base o mesmo bloco que equipa o
novo Alpine A110 – e vai debitar pelo menos 300 cv de potência, uma marca que a confirmar-se fará deste Mégane o mais potente de sempre.
A potência vai continuar a ser enviada em exclusivo para o eixo dianteiro, sendo que esta versão vai continuar com o sistema de quatro rodas direccionais da marca francesa e com um diferencial inteligente de deslizamento limitado, para "ajudar" a colocar toda a potência no chão.
"Tive a oportunidade de testar o novo Mégane R.S. durante o seu desenvolvimento e fiquei logo entusiasmado com a excelência do chassis", afirmou Nico Hulkenberg.
"A Renault Sport fez um trabalho fantástico nas suas credencias de performance. Foi um enorme prazer conduzi-lo no lendário circuito citadino do Mónaco", concluiu.
Num evento que serviu igualmente para assinalar o 40º aniversário do envolvimento da Renault na F1, o novo Mégane R.S. e o piloto Nico Hulkenberg não foram as únicas estrelas em pista. É que a Renault trouxe duas lendas francesas de volta aos circuitos, Alain Prost e Jean-Pierre Jabouille, que também tiveram oportunidade de "desfilar" pelo traçado monegasco ao volante de dois antigos monolugares da marca.