
















A Volkswagen acaba de revelar o Golf GTI TCR Concept na "reunião" anual de Wörthersee, na Áustria. É a versão mais rápida do icónico GTI, mas ainda é só um protótipo. Contudo, a marca alemã já confirmou que a versão de estrada começará a ser produzida ainda este ano.
Este motor surge acoplado a uma caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades e a potência continua a ser enviada em exclusivo para o eixo dianteiro, que conta com um diferencial autoblocante. A marca de Wolfsburgo não adiantou o registo da aceleração dos 0 aos 100 km/h mas confirmou que será possível, através de um opcional, "levantar" o limite da velocidade máxima de 250 km/h para os 264 km/h. Isso faz deste GTI TCR o GTI mais rápido da actual gama da VW.
A Volkswagen instalou discos de travões maiores, dois radiadores extra, jantes de 18 polegadas (19’ opcionais), chassis regulável e uma suspensão que deixa este modelo 20 mm mais baixo. O objectivo é criar o derradeiro Golf GTI e um "brinquedo" divertido para quem costuma "alinhar" em "track days" ao fim-de-semana.
No interior, o habitual padrão do GTI foi substituído por bancos desportivos pretos com três listas e costuras vermelhas. Destacam-se os apontamentos cromados, o painel de instrumentos digital e claro, o enorme ecrã táctil montado na consola central.
A produção arranca este ano e não são esperadas mudanças face ao concept agora apresentado. A estreia comercial na Europa deve acontecer no final deste ano mas ainda é cedo para falar de preços ou de o número de unidades que a Volkswagen quer produzir.