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Novo VW Golf GTI TCR tem 290 cv e "pedigree" de competição

15:55 - 10-05-2018
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A Volkswagen acaba de revelar o Golf GTI TCR Concept na "reunião" anual de Wörthersee, na Áustria. É a versão mais rápida do icónico GTI, mas ainda é só um protótipo. Contudo, a marca alemã já confirmou que a versão de estrada começará a ser produzida ainda este ano.

Tal como o nome sugere este modelo é inspirado no Golf TCR de competição, ainda que esteja longe de ter um "look" tão radical. Debaixo do "capot" está um bloco turbo de 2.0 litros que produz 290 cv de potência e 370 Nm de binário máximo (disponível logo às 1,600 rpm).

Este motor surge acoplado a uma caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades e a potência continua a ser enviada em exclusivo para o eixo dianteiro, que conta com um diferencial autoblocante. A marca de Wolfsburgo não adiantou o registo da aceleração dos 0 aos 100 km/h mas confirmou que será possível, através de um opcional, "levantar" o limite da velocidade máxima de 250 km/h para os 264 km/h. Isso faz deste GTI TCR o GTI mais rápido da actual gama da VW.

A Volkswagen instalou discos de travões maiores, dois radiadores extra, jantes de 18 polegadas (19’ opcionais), chassis regulável e uma suspensão que deixa este modelo 20 mm mais baixo. O objectivo é criar o derradeiro Golf GTI e um "brinquedo" divertido para quem costuma "alinhar" em "track days" ao fim-de-semana.

O visual exterior é marcado pelo novo pára-choques dianteiro (e pelos novos "splitters"), pelo enorme difusor traseiro e por ponteiras de escape mais desportivas. Porém, a VW já confirmou que a versão de produção contará com um sistema de escape em titânio assinado pela Akrapovic, algo que já acontece (ainda que por opção) no Golf R.

No interior, o habitual padrão do GTI foi substituído por bancos desportivos pretos com três listas e costuras vermelhas. Destacam-se os apontamentos cromados, o painel de instrumentos digital e claro, o enorme ecrã táctil montado na consola central.

A produção arranca este ano e não são esperadas mudanças face ao concept agora apresentado. A estreia comercial na Europa deve acontecer no final deste ano mas ainda é cedo para falar de preços ou de o número de unidades que a Volkswagen quer produzir.
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