O novo VW Polo estará disponível no mercado nacional a partir de Outubro e com preços que começam nos 16.285 €, para a variante 1.0 Trendline, para já apenas na carroçaria de cinco portas. Trata-se de uma geração totalmente nova, maior e com mais espaço, tanto para passageiros como para as bagagens, numa renovação de um ícone que já vendeu mais de 14 milhões de unidades desde o lançamento da primeira geração, em 1975.
Assim, este Polo tornou-se 8 cm mais comprido (4,053 m), 7 cm mais largo (1,751 m) e tem uma distância entre eixos com mais 9 cm (2,548 m). A única dimensão que se reduziu foi a altura, com menos 1 cm (1,461 m), o que contribui para um visual mais dinâmico, mais… "agarrado" à estrada. O crescimento entre os eixos beneficiou o espaço para os passageiros do banco traseiro mas também, e muito!, a capacidade da bagageira que cresceu 71 litros, para 351 litros que estão agora entre as referências do segmento.
O habitáculo foi profundamente renovado e pode receber, em opção e em estreia neste segmento, um painel de instrumentos digital (Active Info Display), que fica na mesma linha visual do ecrã táctil no centro da consola. Neste ecrã – que nas versões mais equipadas pode chegar às 8’’ – concentram-se os comandos de diversos sistemas, do rádio à navegação (quando existir) e a algumas aplicações dos "smartphones", através da App-Connect (com MirrorLink, Apple CarPlay ou Android Auto).
O novo VW Polo volta a estar disponível em três níveis de equipamento, Trendline, Confortline e Highline. O nível Trendline já oferece luzes diurnas em LED e função "Coming Home" (os faróis não se apagam logo quando se fecha o carro), limitador de velocidade, dispositivo Front Assist com travagem de emergência em cidade e sistema de detecção de peões.
Na fase de lançamento em Portugal, o VW Polo estará disponível apenas com o motor de três cilindros e um litro de cilindrada, mas em três versões distintas de potência. Nas mais elevadas pode até receber a magnífica caixa automática DSG de 7 velocidades que permite uma utilização citadina muito mais confortável. Os preços das primeiras versões à venda em Portugal (encomendas já este mês, entregas em Outubro) são os seguintes:
1.0 75cv Trendline 16.285€
1.0 75cv Confortline 17.285€
1.0 TSI 95cv Trendline 17.054€
1.0 TSI 95cv Confortline 18.177€
1.0 TSI 95cv Confortline DSG 20.089€
1.0 TSI 115cv Confortline DSG 21.839€
1.0 TSI 115cv Highline DSG 25.319€
Mas até ao final do ano, a oferta será complementada com outras motorizações. Nomeadamente com um dos mais recentes propulsores da VW, o 1.5 TSI de 150 cv, e também o potente 2.0 TSI de 200 cv que equipará o Polo GTI. O Diesel também será contemplado, com duas versões do 1.6 TDI de 80 e 95 cv.