Depois de ter sido lançado no mercado em 2011 e de vender cerca de 660 mil unidades, o Volkswagen up! foi renovado e já está disponível no mercado nacional.
Do ponto de vista estético destacam-se os novos desenhos da parte dianteira e as novas formas da secção traseira, com particular relevo para os novos pára-choques, que ganharam apontamentos mais desportivos.
Aquele que é o modelo mais pequeno do catálogo da Volkswagen conta ainda com faróis com luzes de condução diurna em LED, novos farolins, retrovisores com indicadores de direcção integrados e um difusor traseiro, sendo que mantém a possibilidade de personalização como um dos seus grandes trunfos, uma vez que a carroçaria pode ser pintada de treze cores diferentes e o tejadilho de três, tudo para tornar o seu up! mais exclusivo.
Mas as propostas no campo da personalização não se ficam pelo exterior. Dentro do habitáculo também poderá escolher entre um catálogo de dez desenhos diferentes para o painel de instrumentos e tablier. Ao nível do equipamento passa a estar disponível um novo ecrã de cinco polegadas que oferece várias opções de conectividade com smartphones - a que a VW chama "integration" -, que também poderá servir de terminal para a tecnologia "maps+more". O sistema de som também foi afinado e na versão "up! beats" a "música" fica por conta de um conjunto de sete altifalantes beats que debitam 300 watts de potência, o suficiente para transformar o up! numa sala de concertos.
Se quiser ir mais longe, isto é, se puder gastar um pouco mais, também pode optar pelo volante com multifunções, a câmara de visão traseira ou o tecto de abrir panorâmico.
No que toca às motorizações, o up! só está disponível com motores 1.0, sendo que a potência varia entre os 60 e os 90 cv. Os preços da versão de 60 cv arrancam nos 11.882 euros, ao passo que a variante de 75 cv inicia nos 12.542 euros. Mas a proposta mais entusiasmante é o 1.0 TSI com 90 cv e caixa manual de cinco velocidades, que começa nos 14.478 euros. Com esta configuração, o up! é capaz de chegar aos 185 km/h e necessita de 9,9 segundos para passar de 0 a 100 km/h. São registos melhores do que os conseguidos pelo mítico VW Golf GTI de 1976, o que não deixa de ser interessante.