A BMW renovou os Serie 1 e Serie 2 e os novos modelos estão a chegar ao mercado nacional. Não existem alterações de maior, é uma ligeira operação cosmética que, no exterior, só é perceptível pelos mais atentos e por novas propostas no campo das motorizações que, em Portugal, ficam fora do orçamento do cliente que procura este tipo de veículos.
No Serie 1 a modernização é acompanhada por edições especiais, a que a marca chamou de Edition Sport Line Shadow, Edition M Sport Shadow e BMW M140i Edition Shadow. Esta última conta com o poderoso motor a gasolina de seis cilindros 3.0 turbo, com 340 cv e 500 Nm, estando disponível só com tracção traseira ou com tracção integral xDrive, versão em que "abate" os 100 km/h em… 4,4 s.
Em termos de imagem as alterações são muito discretas. A maior talvez seja o contorno em negro das ópticas dianteiras e obscurecimento das traseiras, cinco novas jantes de 17 e 18’’, escapes com embelezadores escurecidos e duas novas cores, um laranja e um azul. Como se vê, não é nada de novo...
No interior as novidades são mais evidentes com o novo desenho das saídas de ar da ventilação e do painel de instrumentos, bem como da consola central e da tampa do porta-luvas (embora não sejam alterações radicais, apenas ligeiras evoluções). Bluetooth e USB passam a ser de série.
O sistema de controlo iDrive foi evoluído e, quando o carro está equipado com o sistema Navigation Professional, recebe um ecrã táctil de 8,8’’. Passa ainda a estar disponível, como opção, um dispositivo que transforma o Serie 1 num "hotspot" de WiFi para até dez dispositivos.
BMW SERIE 2. Tudo o que acontece com o Serie 1 também é verdade na renovação do Serie 2 embora, neste caso, as alterações exteriores na dianteira sejam "microscopicamente" mais visíveis…
Há novos os faróis bi-LED (de série, podendo, em opção, ser adaptativos), as variantes mais altas têm uma nova moldura na grelha dianteira em duplo rim e com novas entradas de ar no spoiler dianteiro, onde também surgem novos faróis de nevoeiro. No habitáculo as evoluções são as mesmas já referidas para o Serie 1.
Tanto o Serie 1 como o Serie 2 surgem com a variante M240i, mas o três volumes conta com o "explosivo" M2, que também foi alvo das mesmas alterações (excepto nas entradas de ar dianteiras que se mantêm inalteradas), continuando com o motor 3.0 M TwinPower Turbo a debitar 370 cv e 500 Nm que lhe permite chegar aos 100 km/h em 4,3 s. É apenas menos uma décima, é verdade, mas todo o seu visual faz do M2 um caso realmente à parte.
PREÇOS. Os preços dos novos BMW Serie 1 e Serie 2 começam nos 26.340 € e 27.660 € das opções 116i e 114i de três portas. Os "cinco portas" estão disponíveis desde os 27.150 € do 116i e 28.530 € do 116d. O prazer de conduzir a céu aberto tem um preço desde 38.500 € do 218i Cabrio. O Serie 2 Coupé tem preços a partir dos 36.000 € do 218i e 40.200 € do 218 d. M2 é o mais apetecível de todos, mas o preço começa nos 73.000 €.