Por mais elegante e desportivo que seja um automóvel, há sempre quem considere que muito não é suficiente. É para dar resposta a esse tipo de clientes que a Jaguar criou a SVR, que está para o Grupo Jaguar-Land Rover como a M e a AMG estão para a BMW e a Mercedes.
O motor 5.0 V8 do F-Type SVR debita 575 cv. Pode não parecer muito se olharmos para os 550 cv da versão R, mas apesar da imagem não ser muito diferente de qualquer dos restantes F-Type, para além de alguns apêndices na carroçaria, de rodas maiores e um habitáculo com um aspecto ainda mais desportivo, o SVR abre as portas para outra dimensão ao nível da condução.
Este F-Type é diferente de qualquer outro F-Type. Uma cura de emagrecimento permitiu melhorar relação peso/potência, e a evolução da aerodinâmica maximiza as performances. Mas as alterações não se ficam por aqui. A suspensão foi revista e o sistema de travagem foi evoluído para responder às novas necessidades de um modelo que é capaz de chegar aos 317 km/h e passar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, um valor que está mais perto do que poderíamos esperar no mundo dos Ferrari.
Para colocar no chão toda esta potência é indispensável o sistema de tracção total permanente AWD, que também está disponível no F-Type R (desde 166 495 €), mas o SVR é um modelo exclusivo e o seu preço começa nos 192 600 €....
FICHA TÉCNICA
MOTOR V8
CILINDRADA 5 000 cc
POTÊNCIA MÁXIMA 575 cv/6 500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 700 Nm/3 500 – 5 000 rpm
RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA 2,99 Kg/cv
VELOCIDADE MÁXIMA 317 Km/h
0 A 100 Km/h 3,7 s
CONSUMO MÉDIO 11,3 l/100 Km
EMISSÕES CO2 269 g/Km
O Jaguar F-Type SVR é radical