A terceira geração do Citroën C3 será apresentada ao público em Setembro no Salão Automóvel de Paris e deve surgir no mercado europeu ainda este ano. É um modelo fundamental para a marca francesa do Grupo PSA, porque a versão actual já não disfarça o peso dos anos. Lançada em 2002 e renovada em 2009, tem sobrevivido graças a um restyling (2013) que já aconteceu há muito tempo.
O novo Citroën C3 foi realizado com base na plataforma utilizada pelo Peugeot 208. Tem 3,99 metros de comprimento e as linhas remetem-nos para os últimos modelos da marca, como o mini C1 ou os C4 Picasso e C4 Cactus. É a nova linguagem de design da marca e deixa para trás o aspecto arredondado do velho C3 e que a Citroën fazia questão em considerar uma evolução do estilo do 2 CV. O pára-brisas Zenith, que se prolongava pela zona frontal do tejadilho, foi abandonado em favor de um tejadilho panorâmico, proposto em opção. Tal como o Mini, a Citroën também propõe inúmeras possibilidades de personalização que passam pela combinação de cores da carroçaria e do tejadilho que pode ser tão decorado quanto o cliente desejar.
Face aos concorrentes, é menor do que o Renault Clio (4,06 m) e o Opel Corsa (4,02 m), que também têm distâncias entre-eixos maiores. Tem uma volumetria próxima do Peugeot 208 (3,97 m) e do VW Polo (3,97 m).
As motorizações acabam por surgir na mesma linha das propostas no Peugeot 208, excluindo as mais potentes que vão ficar reservadas para o futuro DS3. O bem conhecido 1.0 Puretech de 68 cv a gasolina dá lugar a uma versão 1.2 com 68, 82 e 110 cv. No campo dos diesel, a oferta tem por base o 1.6 BlueHDI com potências de 75 ou 100 cv.
A vários meses da chegada ao mercado, a Citroën ainda faz tabu sobre os preços, mas o posicionamento abaixo do Peugeot 208 deverá manter-se. O habitáculo também permite muitas possibilidades de personalização ao nível das cores, embora mesmo nas versões base ele seja jovem e alegre contrastando com o aspecto algo cinzentão da geração anterior.
Paralelamente ao desenvolvimento do novo C3, a Citroën evoluiu a
versão de competição que vai participar no WRC em 2017 e, segundo as indicações dos engenheiros e dos pilotos, o projecto não só está muito avançado, como mostra um grande potencial. Aguardemos...